sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dia dos Açores e contactos políticos levam Carlos César aos Estados Unidos e ao Canadá



O presidente do Governo Regional inicia nesta sexta-feira uma visita aos Estados Unidos e ao Canadá, onde, para além de participar nas comemorações do Dia dos Açores, na cidade de Toronto, vai cumprir um extenso programa de contactos com instituições e entidades políticas, bem como com associações representativas das respectivas comunidades de emigrantes.

Assim, Carlos César – que se faz acompanhar dos secretários regionais da Presidência, André Bradford, da Economia, Vasco Cordeiro, e da Educação e Formação, Maria Lina Mendes – iniciará a sua viagem por Rhode Island, onde será recebido pelo governador Donald Carcieri, num encontro que terá como momento mais alto a assinatura de um Acordo de Geminação entre aquele estado norte-americano e os Açores. Após a cerimónia, que decorrerá no State House, a presidente do Senado, Teresa Paiva-Weed, e o representante Daniel da Ponte, ambos luso-descendentes, reunir-se-ão com o presidente do Governo dos Açores.

Ainda em Rohde Island, Carlos César avistar-se-á com o “mayor” de Providence, David Cicilline, visitará a Universidade de Brown – onde presidirá à cerimónia de entrega de diplomas a estudantes do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros – e a International Charter School, que, entre outras, ensina a língua portuguesa a mais de meia centena de alunos.

À forte comunidade açoriana ali emigrante será, naturalmente, dedicada muita atenção, quer com a visita à Casa dos Açores da Nova Inglaterra – onde Carlos e Luísa César oferecerão uma biblioteca infanto-juvenil à Escola Comunitária – quer com a confraternização que ocorrerá no jantar com as muitas dezenas de emigrantes já inscritos.

Nos dias 27 e 28, o presidente do Governo estará em Winnipeg, cidade destino de milhares de emigrantes açorianos, aí se encontrando com as autoridades locais, como o “premier” de Manitoba, Gary Doer – com quem se avistará na sede do Parlamento daquela província do Canadá –, e o “mayor” da cidade, Sam Katz.

No que respeita a contactos com a comunidade emigrante, Carlos César e comitiva participarão num jantar organizado pela Casa dos Açores de Winnipeg que reunirá mais de trezentas pessoas e, no dia seguinte, num almoço com mais de meia centena de dirigentes de associações representativas locais.

Para a cidade de Toronto, no dia 31, está prevista a grande jornada de açorianidade que envolverá a celebração do Dia dos Açores, não só com a sessão solene – durante a qual serão agraciadas com insígnias regionais de mérito diversas personalidades e instituições da região –, mas igualmente com um vasto programa que inclui, entre outros eventos, um festival de rua, sopas do Espírito Santo, um espectáculo de variedades e um jantar na casa dos Açores do Ontário, para o qual estão inscritas mais de trezentas pessoas.

A visita de Carlos César a Toronto terminará com encontros de carácter político, quer com o “premier” do Ontário, Dalton McGuinty, quer com o “mayor” da cidade, David Miller, a quem, aliás, será entregue uma proclamação sobre o Dia dos Açores, comemorado na véspera por ser a segunda-feira, dia 1, um dia normal de trabalho no Canadá.


Fonte: GaCS

Sem comentários: