sexta-feira, 26 de junho de 2009

Açores vão ter Comissão para alterações climáticas


O Governo Regional vai criar, no âmbito da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, uma Comissão para as Alterações Climáticas nos Açores.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, em reunião do Conselho do Governo Regional e é justificada pelo facto “de esta ser uma problemática de grande importância para a sustentabilidade do planeta”.
O Governo Regional justifica ainda a criação da comissão com o facto da localização geoestratégica dos Açores, no centro do Atlântico Norte, e a sua dimensão arquipelágica imporem “uma redobrada atenção” por parte das autoridades regionais.
A nova entidade terá assim como missão propor “as bases para uma estratégia regional de mitigação e adaptação às alterações climáticas e elaborar uma proposta de Plano Regional sobre a matéria”.Acompanhar, informar e assessorar técnica e cientificamente a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar a propósito das negociações nacionais e internacionais sobre alterações climáticas será outra das suas competências.
Recorde-se que em entrevista recente ao “Açoriano Oriental”, o delegado regional do Instituto de Meteorologia nos Açores, Diamantino Henriques, disse que os Açores vão ter Verões mais quentes e com menos chuva.Para São Miguel, a tendência é de menos chuva e mais calor, sobretudo para a costa sul, enquanto que na costa norte até se prevê que possa chover mais durante o Inverno.
A previsível diminuição da humidade relativa no arquipélago dos Açores em geral, num cenário a longo prazo, pode ainda levar à redução das nuvens que se formam sobre as ilhas, nuvens essas que contribuem para a precipitação.
“Vai haver um extremar de situações”, alerta Diamantino Henriques, que se baseia nas actuais previsões climáticas e, acrescenta, “se se verificar o cenário para 2100, teremos problemas de falta de água com a condicionante que aqui não temos rios nem albufeiras, nem outras formas de encontrar água a não ser pela chuva”.
O delegado regional do Instituto de Meteorologia defende, por isso, que os Açores se devem preparar para um cenário de falta de água com a população a praticar um consumo mais responsável e atenta aos desperdícios.
Aos incrédulos e aos optimistas, deixa um alerta: os Açores não estão à margem das alterações climáticas globais. Isto apesar de se poder pensar que, por estarem isolados e não serem uma região muito industrializada, estariam mais protegidos.
Diamantino Henriques recorda que nos Açores, o Observatório da Horta - um dos mais antigos do país - possui uma das mais longas séries climáticas da Europa, uma mais-valia em termos de estudo do clima.


Sem comentários: