segunda-feira, 22 de junho de 2009

Centro de Vulcanologia dos Açores recebe 'Excelente'


O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores foi classificado com Excelente, a nota máxima depois de um processo de avaliação internacional feito a mais de 350 unidades de investigação.

"Tratou-se de uma avaliação transversal que teve em conta o nível internacional da nossa investigação, assim como a elevada produtividade de publicação de artigos numa área de importância vital", afirmou Gabriela Queirós, directora do Centro, em declarações à agência Lusa.

A avaliação em causa integra-se num processo plurianual da Fundação para a Ciência e Tecnologia, um processo feito por especialistas internacionais, que envolveu a observação de mais de 350 unidades de investigação a nível nacional, explicou.

Segundo Gabriela Queirós, depois de ter alcançado "muito bom", na última avaliação, o Centro de Vulcanologia foi agora classificado com "Excelente, a nota máxima".

"É um reconhecimento de que temos evoluído da forma certa e construído uma estrutura capaz de responder às solicitações regionais e de lidar com esta temática a nível internacional", sublinhou Gabriela Queirós.

Segundo o CVARG, a avaliação teve por base os relatos de painéis de peritos internacionais que visitaram todos os centros de investigação entre 2007 e 2009.

"Os avaliadores consideraram o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos uma unidade muito bem gerida, respeitada a nível internacional e cujas actividades de monitorização sismo vulcânica têm uma importância internacional, sendo igualmente reconhecidas localmente", refere.

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos faz a monitorização da actividade sísmica e vulcânica do arquipélago e avaliação dos riscos geológicos dos Açores.

Aquela unidade de investigação da Universidade dos Açores conta actualmente com cerca de 40 pessoas, entre investigadores, alunos de doutoramento e técnicos.


Fonte: DN Sapo

Sem comentários: