quarta-feira, 24 de junho de 2009

Centros de Noite para idosos vão arrancar em breve



O presidente do Governo dos Açores disse hoje que, satisfazendo um compromisso assumido antes das últimas eleições para a Assembleia Legislativa, os Centros de Noite para idosos vão arrancar em breve, estando mesmo em fase adiantada de planeamento vários desses centros.

Carlos César precisou que um deles é o da freguesia de Porto Judeu, na Terceira, e que o Governo vai adquirir habitações que se encontram à venda no mercado para alargar essa rede nos lugares que sejam considerados prioritários.

“As pessoas idosas poderão continuar, assim, inseridas no seu meio, junto das suas redes familiares ou de vizinhança e, desfrutando dos espaços e paisagens que lhes são familiares, passarem as suas noites acompanhadas e em segurança”, acrescentou.

Integrado ainda nesta Rede de Equipamentos Sociais, o presidente do Governo anunciou que está concluído o projecto para a construção de um Lar para Idosos na freguesia de S. Brás, no concelho da Praia da Vitória, e que, nesta legislatura, vai ser apoiada a criação de um centro comunitário, em Santa Rita, a construção de um edifício para o Centro Social do Porto Judeu e a instalação de um Centro de Dia no Centro Comunitário do Posto Santo.

“Vamos igualmente apoiar as iniciativas privadas de economia social e realizar parcerias público-privadas, com vista à implementação, reabilitação ou aumento da rede de creches, jardins-de-infância, centros de dia, residências de idosos, serviços de apoio domiciliário e de centros de acolhimento e ocupacionais para pessoas com deficiência, designadamente nas localidades onde não existem esses equipamentos sociais ou onde as vagas sejam insuficientes”, revelou Carlos César.

O presidente do Governo falava no decorrer da cerimónia de inauguração das obras de ampliação e recuperação do Claustro Sul do Recolhimento de São Gonçalo, uma instituição particular de solidariedade social que é um dos duzentos e quinze equipamentos sociais para idosos financiados pelo Governo dos Açores, numa rede que compreende vinte e sete lares, abrangendo mil e vinte e uma pessoas, e cento e vinte e oito centros de convívio que apoiam cerca de quatro mil e duzentos idosos.

O investimento foi de 3,5 milhões de euros, permitindo requalificar a infra-estrutura de modo a possibilitar, como salientou Carlos César, a criação de “uma plataforma de suporte, impulsionadora de mecanismos de auto-promoção e inclusão social adaptada aos ritmos e aos desafios sociais de cidades modernas, como Angra do Heroísmo.”


Fonte: GaCS

Sem comentários: