sábado, 20 de junho de 2009

Concurso nos Açores ainda sem candidatos



O concurso para o serviço público de ligações aéreas entre as ilhas dos Açores ainda não recebeu nenhuma proposta, revelou hoje o secretário regional da Economia, alertando que a transportadora açoriana SATA deve estar preparada para a concorrência.

"Ainda nenhuma companhia concorreu, mas é preciso ter presente que essa possibilidade existe", afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada, à margem de um colóquio sobre transportes aéreos nos Açores.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro recordou que "não se está num quadro em que (o governo regional) possa endereçar directamente à SATA este tipo de serviço".

O concurso internacional para o serviço público de ligações aéreas entre as ilhas do arquipélago açoriano, lançado em Maio, decorre até meados de Julho.

O secretário regional da Economia, apesar de admitir que "qualquer companhia pode concorrer" a este concurso, manifestou a convicção de que a SATA é a que possui "melhores condições" para assegurar este serviço público.

Para Vasco Cordeiro, a SATA tem dado "resposta aos actuais desafios", criados por uma conjuntura de concorrência e competitividade.

Nas declarações que prestou aos jornalistas, o secretário regional da Economia criticou ainda o facto de o PSD/Açores considerar que a concentração de aviões da SATA na ilha de S. Miguel coloca em causa o serviço público.

"Não é o facto de um avião estar estacionado num aeroporto A ou B que contribui para o serviço público. O que contribui para o serviço público é a fiabilidade, qualidade e eficiência dos transportes aéreos", reforçou Vasco Cordeiro, lamentando que os social-democratas "não tenham ouvido as explicações" anteriormente dadas pelo executivo regional sobre esta matéria.

O PSD/Açores reafirmou hoje, no parlamento regional, que a concentração de todos os aviões da SATA em S. Miguel “põe em causa” o serviço público de transporte aéreo na região, defendendo a colocação de uma aeronave na ilha Terceira para salvaguardar eventuais problemas de natureza meteorológica, operacional ou provocados por uma catástrofe natural.

O secretário regional da Economia inaugurou também hoje uma exposição sobre transportes aéreos nos Açores, integrada nas comemorações do 62º aniversário da SATA e do 90º aniversário da primeira travessia aérea do Atlântico.

A mostra, patente nas Portas do Mar, na marginal de Ponta Delgada, inclui uma réplica do NC-4, o avião utilizado por Albert Read na primeira travessia aérea do Atlântico.


Fonte: Destak.pt

Sem comentários: