sexta-feira, 19 de junho de 2009

Festivais de música este verão em todas as ilhas dos Açores




No Verão quase todas as ilhas dos Açores têm festividades ligadas à música. Desde a Maré de Agosto, às Sanjoaninas, passando pelo Angra Rock e pela Semana do Mar, os açorianos têm muito poder de escolha.
Mais uma vez, neste Verão muitos artistas vão visitar as ilhas do Arquipélago açoriano. Começando pela Terceira, a ilha acolhe as Sanjoaninas 2009, de 19 a 28 de Junho. Do programa constam muitas animações e muita música, assim como muito desporto. O cartaz é preenchido com nomes como Carlinhos Brown, Buraka Som Sistema, Angélico, Per7ume, Susana Félix, José Cid, Homem Mau e os Peste & Sida. A festa do sol, nome dado às Sanjoaninas, engloba ainda uma área dedicada à gastronomia e a feira de S. João, ligada à tauromaquia. Assim, foram criadas quatro corridas e uma novilhada. O objectivo é abranger todos os públicos e áreas da tauromaquia.

A grande novidade deste ano é a corrida de burros. No que toca ao desporto, haverá lugar para o paintball, aeromodelismo, caça, pesca ao curriço, golfe, entre outras actividades. Também haverá lugar para o Angra Dowen Garden, em BTT, que conta com a participação de cinco pilotos do Continente.

Nos últimos dias de Julho, a animação acontece na ilha do Pico, com a realização do Cais de Agosto. O festival decorre, este ano, entre 30 de Julho e dois de Agosto. O cartaz contempla nomes como Os Deolinda, Mickael Carreira, La Frontera e Buraka Som Sistema. A Banda Agosto também vai animar estas festividades, como já é habitual.

Entre um e oito de Agosto podem voltar para a Terceira, pois por esta altura a Praia da Vitória acolhe as Festas da Praia 2009.

Existirão três palcos: o Palco das Tradições, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, o Palco Músicas do Mundo, na Avenida junto à Marina, e o Palco Principal, no antigo campo de jogos Municipal, junto à Dream Zone.

O Palco Principal irá acolher a música de Paulo Gonzo, Boss AC, Slimmy, Brandi Carlile, Código, João Pedro Pais, Rita Guerra e Gabriel, O Pensador.

Já no Palco Mundo, passarão nomes como os Canta Brasil, Flor-de-Lis, Entre Parentes e 49 Special. Por último, no Palco Tradições haverá lugar, por exemplo, para a Banda Filarmónica Praiense, Filarmónica Recreio Lajense, Filarmónica Progresso Lajense, folclore, cantoria e velhas, Grupo de Fado Sete Colinas, Filarmónica da Piedade do Pico.

Também por estes dias, prepare as malas e as bagagens para a ilha do Faial, para fazer parte da Semana do Mar.

Este festival conta com diversas actividades de ordem cultural, de entretenimento e desportivas. Actualmente, este evento é organizado pela Câmara Municipal da Horta e abarca actividades desportivas como regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva.

Apesar do ambiente de férias que se vive nesta época do ano, na Semana do Mar também há espaço para a leitura. Assim sendo, realiza-se uma festa do livro, na qual já estiverem presentes mais de 100 editoras em edições anteriores.

Já está confirmada a presença de três bandas e de dois grupos folclóricos internacionais. A música local ficará a cargo dos Punkada e dos Bandarra. A banda britânica US4/U2 também pisará terras do Faial, trazendo aos faialenses os maiores sucessos dos U2.

O trio de guitarras “Sete Colinas”, da cidade de Fremont, e o português Tony Carreira são outras animações que a Semana do Mar vai oferecer aos seus visitantes.

Regatas na Semana do Mar

A cidade da Horta vai receber comitivas que acompanham as regatas internacionais, as quais vão escalar o Porto da Horta, na Semana do Mar. Para além da Vannes-Horta-Vannes, que chegará à cidade da Horta na abertura da Semana do Mar, é ainda esperada a segunda edição da Regata Transatlântica a Las Azores – Ceuta/ Horta e os participantes na Rota das Hortênsias, que liga há já dez edições a Horta a Etel e Concarneau, em França.

Haverá também tempo e lugar para um festival internacional de folclore, que conta com a presença de um grupo de dança folclórica do México e um grupo de música e dança do Paraguai, a par dos grupos folclóricos da ilha do Faial. A Tuna Feminina de Medicina do Porto, a banda terceirense “Só Forro” e as actuações das bandas filarmónicas são outros aspectos que preenchem o cartaz.

Fonte: Expressodasnove.pt

Sem comentários: