quarta-feira, 17 de junho de 2009

navio de transporte de passageiros começa operações a 11 de Julho



A operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores que a Atlânticoline montou para este ano enfrenta mais um problema, tendo a empresa revelado que o segundo navio vai chegar com três semanas de atraso.

O navio Viking, que deveria começar a operar a 22 de Junho, apenas iniciará a operação a 11 de Julho.

Este é mais um contratempo na operação deste ano, que inicialmente deveria arrancar a 13 de Maio com o navio Atlântida, tendo a segunda fase início em meados de Junho com o navio Express Santorini.

O diferendo com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que culminou com a recusa do Atlântida por parte do governo açoriano, obrigou a arrancar a operação com o Express Santorini, implicando a necessidade de encontrar um segundo navio para a segunda fase.

A Atlânticoline escolheu o Viking, mas a sua utilização nos portos açorianos implicou a realização de adaptações, nomeadamente a colocação de uma porta lateral, cuja conclusão está na origem do atraso agora anunciado.

Face a esta situação, a empresa anunciou que está a «adaptar» os horários para atenuar os inconvenientes causados aos passageiros.

Nesse sentido, entre 21 de Junho e 11 de Julho, o Express Santorini vai efectuar 65 percursos no arquipélago, em vez dos 49 que estavam inicialmente previstos na programação inicial.

Este reforço de 16 percursos permitirá garantir as rotas mais procuradas, mas também assegurar compromissos assumidos pela empresa com a organização de alguns eventos previstos para as ilhas.

Estão neste caso o concerto dos Xutos e Pontapés nas Flores, as Festas Sanjoaninas na Terceira, o Raid Automóvel no Pico e a Semana Cultural das Velas em S. Jorge.

Por outro lado, a empresa está a tentar reorganizar as viagens dos passageiros que já tinham feito reservas para o navio Viking.

Segundo a Atlanticoline, para os meses de Julho e Agosto estão feitas cerca de 7.500 reservas, garantindo a empresa as ligações para eventos como a Festa do Emigrante (Flores), o Encontro de Escuteiros (S. Miguel), o Festival Maré de Agosto (Santa Maria), a Semana dos Baleeiros (Pico) ou as Festas da Praia (Terceira).

O navio Viking tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, dispondo de capacidade para transportar 690 passageiros e 140 viaturas.

Por seu lado, o Express Santorini, que mede 117 metros, apenas consegue uma velocidade máxima de 19,5 nós, tendo capacidade para 650 passageiros e 120 viaturas.





Fonte: SOL / Sapo

Sem comentários: