terça-feira, 23 de junho de 2009

Nobel da Medicina visita os Açores em Julho, a terra onde nasceu o bizavô


O Prémio Nobel da Medicina de 2006, o norte-americano Craig Cameron Mello, vai visitar os Açores em Julho a convite do presidente do Governo regional, Carlos César. O bisavô do investigador nasceu no arquipélago, na ilha de São Miguel.
O Nobel foi atribuído a Mello e ao norte-americano Andrew Zachary Fire pela descoberta do ARN de interferência. Um "mecanismo fundamental para o controlo dos fluxos de informações genéticas", explica o site oficial do prémio, que pode ajudar a explicar doenças que implicam um aumento da expressão dos genes, como alguns cancros.
Segundo o Governo açoriano, Craig Mello vai estar entre 6 e 12 de Julho nos Açores, onde dará uma conferência durante um jantar oferecido por Carlos César. Craig C. Mello, cujo bisavô era da ilha de São Miguel, vai também visitar a freguesia de origem dos seus antepassados e alguns dos principais pontos turísticos, adianta o Executivo.
Professor de medicina molecular na escola de Medicina da Universidade de Massachusetts e investigador do Instituto de Medicina Howard Hughes em Maryland, Craig Mello foi distinguido em 2007 com a Insígnia Autonómica de Valor.O Nobel nasceu em 1960, é professor graduado em bioquímica pela Universidade de Brown (1982) e em biologia pela de Harvard (1990), tirou o doutoramento no Centro de Pesquisa do Cancro Fred Hutchinson de Seattle.


Sem comentários: