sexta-feira, 26 de junho de 2009

Plano curricular com oferta diversificada na Universidade dos Açores


Os cursos livres, ministrados no âmbito do Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade dos Açores, contemplam áreas como a Psicologia, História, Literatura, Informática, Geociências, entre outros.
Edição de 26 de Junho de 2009

A entrar no seu sexto aniversário, o Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade dos Açores traduz-se, de uma forma geral, no ensino do mais variado tipo de cursos livres. Isto é, cursos de curta duração e que se destinam à população sénior açoriana.De acordo com um balanço efectuado aquando do V Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida, o qual decorreu no ano passado, foram leccionados dez cursos livres. Estes abrangeram áreas como a Psicologia, História, Literatura, Informática, Geociências e Antropologia. Para além disso, foram ainda leccionados cursos relacionados com a Tecnologia e Toxicologia Alimentar, Nurticionismo, Motricidade Humana e Enfermagem.Ao contrário do que é encontrado pelos jovens alunos que ingressam no ensino universitário, os alunos sénior têm poder de decisão sob o programa que lhes será ministrado no ano seguinte ao seu ingresso no curso livre em que se pretendem especializar. Contudo, esta não é a única diferença encontrada entre os cursos universitários ditos normais e aqueles que se destinam especialmente à comunidade sénior. Ou seja, além da vertente científica que tem vindo a caracterizar os cursos do Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida na Universidade dos Açores, foi integrada ainda uma vertente artística. Dança, yoga e o coro “Vozes ao entardecer” fazem assim parte daquele projecto, único nas universidades públicas portuguesas.No passado ano lectivo, a Universidade dos Açores, por ter vindo a registar, desde 2003, altura em que teve início o Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida, um cada vez maior afluxo de inscritos, optou por integrar as celebrações do quinto aniversário desta iniciativa no Dia Internacional do Idoso. Assim, foram realizadas duas conferências, subordinadas aos temas Aprender a Viver com a Dor Crónica e Notas Históricas da Aprendizagem ao Longo da Vida. Foi realizado assim um desejo expresso pela academia açoriana de incluir no seu Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida duas vertentes: a científica e a social. Áreas que têm vindo a ser contempladas nos cursos livres que tem disponibilizado à comunidade sénior açoriana.
Cursos livres com muita adesão
Muitas têm sido as iniciativas da Universidade dos Açores para, cada vez mais, ter um programa aberto e aliciante a todos os idosos que pretendam preencher os seus tempos livres. Exemplo disso foi a inclusão, aquando do IV Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida, de um cursos livre de “Danças Latinas”. Coordenados por Teresa Medeiros (presidente da Comissão Coordenadora da Aprendizagem ao Longo da Vida), os cursos livres integrados no Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida da academia açoriana encontram-se sob a tutela directa da Reitoria da Universidade dos Açores. Assim, para quem estiver interessado em inscrever-se ou apenas obter mais informações, basta dirigir-se ao secretariado da Reitoria, ou simplesmente contactar com Maria Couto, através do telefone 296 650 009, ou pelo e-mail mscristo@uac.pt.


Sem comentários: