quarta-feira, 3 de junho de 2009

Presidente do Governo inaugura posto da RIAC em Toronto para aproximar a comunidade aos Açores



O presidente do Governo dos Açores inaugurou hoje, em Toronto, Canadá, o primeiro posto da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão fora de Portugal, iniciativa que considerou ter, simultaneamente, “um valor simbólico e real”.

O simbolismo deriva precisamente, explicou Carlos César, do facto de ser este posto o primeiro fora de Portugal, seguindo-se outro em Fall River, nos Estados Unidos e estando em estudo mais um, na Bermuda para “suprir as insuficiências da estrutura consular portuguesa local”.
Iniciativas como estas “marcam a modernidade dos Açores”, acrescentou o chefe do executivo açoriano, e “transmitem outra proximidade dos seus serviços e das suas autoridades às populações locais e às instituições políticas dos lugares onde existem comunidades emigradas dos Açores”.

Quanto ao “valor real” deste posto da RIAC, Carlos César salientou a panóplia de serviços ao dispor dos utentes, que vão simplificar e agilizar processos, “com um atendimento personalizado, numa nova lógica de relação entre a Administração e os cidadãos”.

O presidente do Governo disse, ainda que esta “é uma faceta moderna dos Açores que estamos a construir”, visível na rede viária, na mecanização da agricultura e na formação profissional dos agricultores, nos transportes aéreos e marítimos, no crescimento do sector turístico, como em muitas outras áreas.

“É nessa linha de continuidade, de modernização, de demonstração dos Açores novos que estamos a construir que desejamos mobilizar todas as nossas comunidades” para o conhecimento dessa realidade, sublinhou Carlos César, acrescentando que é “conhecendo esses Açores novos que todos nós podemos dizer que temos orgulho em ser açorianos”.

O posto RIAC hoje inaugurado, no âmbito das comemorações do Dia da Região, que este ano decorrem em Toronto, fica situado nas instalações da Casa dos Açores de Ontário.


Fonte: GaCS

Sem comentários: