terça-feira, 7 de julho de 2009

Açores dispensam gratuitamente Oseltamivir



O Governo Regional dos Açores iniciou hoje a dispensa gratuita de Oseltamivir às pessoas mais próximas de doentes confirmados de Gripe A H1N1, competindo ao delegado de Saúde definir quem é abrangido pela medida, em cada caso concreto.

«As unidades de saúde já têm os medicamentos para esse efeito», assegurou à Lusa fonte oficial da Secretaria Regional de Saúde.

Nos Açores já foram registados oito casos confirmados de infecção pelo vírus H1N1. A decisão de dispensar gratuitamente o medicamento aos contactos mais próximos dos doentes confirmados foi tomada pelo secretário regional da Saúde, Miguel Correia, tendo em vista reduzir a circulação dessas pessoas em locais públicos.

A medida pretende também facilitar o acesso ao medicamento e reduzir o impacto financeiro da sua aquisição nos agregados familiares mais carenciados.
A Secretaria Regional de Saúde decidiu ainda alterar as medidas de prevenção que estavam a ser aplicadas nos aeroportos açorianos.

«Até agora, fazíamos o rastreio de todos os passageiros de todos os voos que chegavam dos EUA e do Canadá, através de inquéritos e medição da temperatura auricular, mas a doença globalizou-se e as pessoas doentes podem chegar de qualquer lado», salientou a fonte contactada pela Lusa.

Face a esta globalização da Gripe A H1N1, as autoridades sanitárias regionais admitem que «não é possível rastrear todas as pessoas» que chegam aos Açores, pelo que foram decididas novas medidas.

«A partir de agora teremos equipas à chegada de todos os voos, em todos os aeroportos da região, que disponibilizam informações sobre o que fazer e como fazer no caso de se sentir com sintomas da gripe», frisou.


Fonte: Diário Digital

Sem comentários: