sábado, 4 de julho de 2009

ANA investe 30 milhões de euros no aeroporto de Ponta Delgada


A ANA está a investir 30 milhões de euros na remodelação da sala de embarque, ampliação da plataforma de estacionamento de aeronaves e construção de um caminho paralelo de circulação no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.

Em declarações à agência Lusa à margem da apresentação do projecto, o chefe de divisão, planeamento, gestão e controlo da direcção de aeroportos dos Açores da ANA - Aeroportos e Portugal destacou que o objectivo é responder ao aumento registado e previsto no número de passageiros a utilizar a infra-estrutura, assegurando a qualidade do serviço.

"Actualmente [no aeroporto João Paulo II] estamos com 960 mil passageiros e, no âmbito do plano director que fizemos, estamos a adequar-nos a um primeiro patamar [de aumento do tráfego] para 1,2 milhões de passageiros", afirmou Alberto Mota Borges.

Salientando que "um dos 'drivers' da economia da região é o turismo", o responsável sustentou que "o aeroporto não pode ser um constrangimento ao desenvolvimento turístico".

"O aeroporto poderia funcionar com estas infra-estruturas, mas seria prejudicada a qualidade do serviço, pelo que estamos a antecipar constrangimentos", disse.

De acordo com Alberto Mota Borges, as obras começaram "no mês passado" e ficarão concluídas "no primeiro trimestre de 2011".

A intervenção na aerogare prevê a remodelação e ampliação da sala de embarque de passageiros, com um aumento da capacidade e a requalificação e dinamização das áreas comerciais ali existentes.

Esta obra está orçada em cinco milhões de euros e está a cargo da Edifer, tendo conclusão prevista para o 2º trimestre de 2010.

Relativamente às obras ampliação da plataforma de estacionamento e de criação de um caminho paralelo de circulação de aviões, terão um valor global de perto de 16,9 milhões de euros e conclusão prevista para o 1º trimestre de 2011, sendo da responsabilidade do consórcio Marques/Tecnovia Açores/Somague Ediçor/Mota Engil.

A intervenção na plataforma de estacionamento permitirá aumentar a capacidade das actuais três para oito a 10 aeronaves, ficando esta plataforma ligada ao novo caminho de circulação, que terá 622 metros de comprimento por 44 de largura.

Segundo Alberto Mota Borges, desta forma ficarão eliminados os actuais "estrangulamentos" no estacionamento de aeronaves perto do terminal e na circulação de aviões.

Os restantes oito milhões de euros de investimento serão aplicados em intervenções na pista e no hangar de manutenção de aeronaves, que está concessionado à SATA.

Na sessão de apresentação, Alberto Mota Borges precisou que, após a conclusão das obras, "aumenta a capacidade de 600 para 800 passageiros, por hora".

"Aumenta também de 12 para 14 o número de aviões por hora", acrescentou, ao garantir que as obras em causa "foram planeadas com cuidado extremo" para assegurar o normal funcionamento do aeroporto.

Relativamente aos outros três aeroportos dos Açores - na Horta, Santa Maria e Flores - o chefe de divisão da ANA diz estarem previstos alguns "investimentos de conservação e reparação, mas não estruturantes" como os do Aeroporto de Ponta Delgada.

Fonte: Público.pt

Sem comentários: