terça-feira, 14 de julho de 2009

Banco de Medicamentos inaugurado hoje nos Açores


O primeiro Banco de Medicamentos dos Açores foi hoje inaugurado no Centro de Saúde de Ponta Delgada, numa iniciativa de apoio aos mais desfavorecidos, que o governo regional espera alargar rapidamente a todo o arquipélago.


“Espero que, até ao final do ano, todos os centros de saúde adiram ao projecto”, afirmou Miguel Correia, secretário regional da Saúde, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia.


Miguel Correia revelou que, a curto prazo, serão inaugurados bancos de medicamentos nos centros de saúde da Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, ambos em S. Miguel, e de Angra do Heroísmo, na Terceira.


“O nosso objectivo é incentivar todos os centros de saúde a terem banco de medicamentos, por isso o governo regional criou um incentivo financeiro, que será correspondente ao valor das comparticipações do Estado para os medicamentos recolhidos”, salientou.


O Banco de Medicamentos funciona com os fármacos entregues pela população, seja porque já não necessita deles ou porque passaram do prazo de validade.
“Não custa nada dar os medicamentos acumulados em casa e de que já não necessitamos”, frisou Miguel Correia


Se os medicamentos entregues ainda tiverem condições para ser usados, serão prescritos aos utentes mais carenciados, mas, se já estiverem fora do prazo de validade, serão destruídos.


Desta forma, o projecto pretende combater o desperdício de medicamentos, mas também preservar o ambiente, ao promover a recolha de fármacos fora de prazo.
No caso do Centro de Saúde de Ponta Delgada, o maior e mais disperso dos Açores, a recolha começou hoje nas 18 unidades de saúde que o integram.


Numa fase inicial, os medicamentos recolhidos serão prescritos aos utentes mais carenciados da Unidade de Cuidados Domiciliários, sendo depois a distribuição alargada progressivamente aos restantes utentes.


Fonte: Destak.pt

Sem comentários: