terça-feira, 7 de julho de 2009

Craig Mello vai deixar nos Açores medalha e diploma do Prémio Nobel da Medicina




Craig Mello entregou hoje ao presidente do Governo dos Açores a medalha e o certificado do Prémio Nobel da Medicina de 2006, que conquistou, ex-aequo com Andrew Z. Fire, para – segundo disse o professor e investigador norte-americano de origem açoriana – ficar num museu da região pelo tempo que os açorianos entenderem e constituir um incentivo aos jovens para que estudem Ciências, façam descobertas e contribuam para melhorar o mundo.

Confessando a emoção que sentia por esta sua primeira visita aos Açores, Craig Mello manifestou o agrado com que, ao tomar contacto com a Região, pôde observar evidências de um desenvolvimento assinalável e de uma diferença substancial em relação à realidade que os seus trisavós conheceram e de que foi ouvindo no seio da família.

O investigador foi recebido no Palácio de Sant´Ana por Carlos César, que disse ser esta “uma visita de emoções e do orgulho açoriano”, havendo, por isso, motivos para muita satisfação pela sua presença.

O presidente do Governo frisou, igualmente, que as palavras de Craig Mello, “a propósito destes seus primeiros momentos nos Açores, são também, para nós, muito honrosas e muito gratificantes quanto ao progresso e à qualidade da nossa região.”

Carlos César, que se encontrava acompanhado da mulher, Luísa, trocou presentes com o seu convidado, que também se encontrava acompanhado da mulher e outros familiares próximos.

O Craig C. Mello, que está nos Açores a convite do presidente do Governo Regional proferirá uma conferência, no dia 11, no decorrer de um jantar que lhe será oferecido e que constituirá o ponto alto da sua estada na região.

O investigador – que foi distinguido, em 2007, com a Insígnia Autonómica de Valor – tem raízes na ilha de São Miguel, terra do seu bisavô, onde se deslocará à freguesia de origem dos seus antepassados, cumprindo, igualmente, um programa de visitas a alguns dos principais pontos de interesse turístico.


Fonte: GaCS

Sem comentários: