sexta-feira, 3 de julho de 2009

Gripe A nos Açores é importado, diz secretário regional

O secretário regional de Saúde dos Açores frisou que todos os cinco casos de gripe A no arquipélago são importados. Miguel Cabral explicou que a virulência da gripe A «é baixa» e que por isso a população deve estar calma.

O secretário regional da Saúde dos Açores assegurou, esta sexta-feira, que todos os casos de gripe A no arquipélago são importados e que todos estes, à excepção de um, estiveram no mesmo voo proveniente do Canadá.

«Não há uma evidência de que exista transmissão na comunidade local. Também podemos ver pelos dados disponíveis que quatro dos casos confirmados são provenientes do mesmo voo, ou seja, o voo de segunda-feira do Canadá para a Terceira», afirmou Miguel Cabral.

Este secretário confirmou ainda que para além dos quatro casos confirmados neste voo que tinha 230 passageiros a bordo há ainda um outra pessoa cujo caso está a ser investigado, o que significa que há dois por cento dos passageiros afectados.

Miguel Cabral aproveitou ainda esta ocasião para apelar à população para que esteja calma perante a propagação deste vírus, que, de acordo com este responsável, cuja «virulência é baixa» e «tem tido um bom tratamento, incluindo os doentes em situação mais crítica».

«Temos pessoas com 70, 80 anos com outras doenças associadas e que têm tido uma boa recuperação», acrescentou o secretário regional de Saúde dos Açores numa altura em que há cinco casos confirmados de gripe A no arquipélago.


Fonte: TSF


Sem comentários: