terça-feira, 14 de julho de 2009

Onze lagoas vão ter plano de ordenamento das bacias hidrográficas


O Governo Regional dos Açores anunciou hoje a elaboração dos planos de ordenamento das bacias hidrográficas de 11 lagoas, das quais sete nas Flores e quatro em S. Miguel, tendo em vista melhorar a gestão dos recursos hídricos.

A decisão abrange as lagoas do Fogo, Congro, S. Brás e Serra Devassa, em S. Miguel, e Branca, Negra, Funda, Comprida, Rasa, da Lomba e dos Patos, na ilha das Flores.

A elaboração destes planos de ordenamento visa, segundo uma nota do executivo regional, permitir a "adopção de um sistema integrado de gestão territorial e de recursos hídricos".

Para o governo açoriano, o planeamento integrado dos recursos hídricos permitirá, não só garantir a melhoria da qualidade da águas das bacias hidrográficas das lagoas, mas também proteger os ecossistemas e a paisagem envolvente.

Nos termos da resolução aprovada pelo executivo, estes planos de ordenamento terão que estar concluídos no prazo de nove meses depois da assinatura do contrato ou do visto do Tribunal de Contas, se for exigido.


Fonte: Expresso

Sem comentários: