quinta-feira, 9 de julho de 2009

Oposição nos Açores unida para pedir inquérito



A oposição parlamentar na Assembleia Regional dos Açores vai propor hoje, numa rara iniciativa comum, a criação de uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades nos erros de construção verificados nos navios Atlântida e Anticlone.

A proposta apresentada pelo PSD, CDS/PP, BE, PCP e PPM visa determinar as responsabilidades «políticas, técnicas e financeiras, colectivas e pessoais» relativas à construção dos dois navios.

O Atlântida e o Anticiclone foram encomendados pelo Governo regional socialista aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) para assegurar as ligações entre as ilhas, mas acabaram por ser rejeitados pelo executivo açoriano.
No início de Abril, o Governo regional rescindiu o contrato relativo ao Atlântida, alegando, entre outras questões, que, nas provas de mar, o navio apenas atingiu 16,6 nós, quando a velocidade contratada era de 19 nós.

Numa intervenção que proferiu no Parlamento açoriano, o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, frisou que «em todo o processo de construção sempre foi referido que a velocidade era um requisito essencial do navio».

Algumas semanas depois de ter recusado o Atlântida, o Governo regional decidiu também rejeitar o Anticiclone, cuja construção ainda estava em curso.
Numa reunião realizada quarta-feira ao final da tarde na Horta, Faial, os cinco partidos da oposição parlamentar açoriana decidiram propor uma comissão de inquérito, alegando que «persistem muitas dúvidas» sobre este caso.


Fonte: Diário Digital

Sem comentários: