sábado, 22 de agosto de 2009

Campanha de sensibilização contra à violência doméstica


A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, vai lançar muito em breve uma campanha de sensibilização para o combate à violência doméstica com o lema “Não Fique na Sombra…Contra a violência”.

O anúncio foi feito ontem pela secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, durante a apresentação da campanha em Ponta Delgada.
A iniciativa surge na sequência do compromisso assumido em Junho de, entre outros, investir na sensibilização e informação da comunidade em geral contra a violência doméstica.
Segundo Ana Paula Marques, a campanha tem como objectivo, “por um lado, a consciencialização das vítimas, designadamente mulheres, crianças e jovens, para o reconhecimento da sua condição e motivar para a procura de ajuda dos seus direitos, e por outro, apelar a uma responsabilização colectiva no sentido da prevenção e do combate através da denúncia”.
A acção, que irá abranger todo o arquipélago, terá maior incidência nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Pico, Flores e Graciosa em virtude de serem as ilhas, que de acordo com o estudo realizado na Região, onde se regista maior vitimização ao nível da violência física, sexual e psicológica ao mesmo tempo em que se denota menor capacidade de reacção e procura de ajuda.
A campanha de sensibilização decorrerá em duas fases. A primeira incidirá na divulgação de uma mensagem genérica contra a violência doméstica, com a utilização de três imagens (crianças, mulheres e idosos), enquanto a segunda irá associar a mensagem à divulgação da linha de informação.
A iniciativa será divulgada através de folhetos, que serão enviados ao domicílio, cartazes A3 e A2, muppis, jornais e televisão.
Enaltecendo o papel dos órgãos de Comunicação Social na divulgação desta problemática, a secretária regional afirmou contar com o apoio dos Media para dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
Na ocasião, Ana Paula Marques apelou ainda às vítimas de violência doméstica para que denunciem as agressões a que estão sujeitas.
“A violência doméstica é um fenómeno que atinge todas as classes sociais, todas as idades, género e crença. É imperativo combatê-la. Não fechemos os olhos à violência doméstica, o seu combate é da responsabilidade de todos nós”, apelou a secretária regional.
Ana Paula Marques destacou igualmente o facto de a violência doméstica ser “fruto de uma relação assimétrica de poder entre mulheres e homens e como tal não conhece fronteiras sociais, geográficas, económicas, etárias e culturais; o impacto pessoal, familiar, profissional e social decorrente de um ambiente de violência doméstica é elevado, e também atinge, com especial gravidade, as crianças e os idosos, a violência contra as mulheres acarreta, para toda a sociedade, elevadíssimos custos, designadamente, nos domínios da saúde, justiça e segurança social e de o ambiente de violência na família tende a reproduzir-se nas gerações futuras”.
Com esta campanha, “o Governo dos Açores demonstra, mais uma vez, vontade e empenho em combater a problemática da violência doméstica na Região”, sublinhou.
Neste contexto, afirmou ser outra das prioridades do Executivo açoriano, a implementação de acções concertadas contra qualquer tipo de violência doméstica e de protecção às vítimas.


Fonte: A União

Sem comentários: