domingo, 9 de agosto de 2009

Centenas «reviveram» emoções da caça à baleia


As emoções da caça à baleia foram ‘revividas’ esta semana por centenas de pessoas no Faial, Açores, durante as viagens em botes baleeiros promovidas pelo Clube Naval da Horta, no quadro da Semana do Mar.

Ao longo da semana, todos os dias ao final da tarde, largas centenas de pessoas tiveram a oportunidade única de experimentar as sensações de uma viagem nas antigas embarcações utilizadas na caça à baleia.

“Estes barcos são muito especiais, fazem-nos pensar que são frágeis porque são de madeira muito fina, mas, por serem muito compridos, atingem velocidades espantosas”, salientou José Freitas, responsável pela secção de botes baleeiros no Clube Naval da Horta.

Construídos com madeiras leves, para se tornarem mais rápidos e ligeiros nas manobras, os botes baleeiros eram ágeis na perseguição do cachalote, que é o tipo de baleia mais comum nos Açores.

Cada embarcação levava entre seis a oito remadores e era governada pelo 'mestre’, que, sentado à popa, controlava o leme, embora a figura principal fosse o 'trancador' ou 'arpoador' que, em pé, à proa, lançava um arpão em ferro e madeira, preso ao barco por um cabo.

O último cachalote foi caçado nos Açores em 1987, na ilha do Pico, altura em que esta actividade acabou devido às moratórias internacionais.

Um levantamento feito pela Universidade dos Açores indica que, na década de 60 do século passado, no auge desta actividade, existiam no arquipélago 196 botes baleeiros.
Na década seguinte, já só eram quatro, como consequência do decréscimo acentuado na actividade baleeira.

Agora, na sequência do restauro promovido por várias entidades, algumas das embarcações que antigamente eram utilizadas na actividade baleeira são utilizadas para diversão, seja em passeios ao final do dia ou em provas desportivas.

O campeonato regional de botes baleeiros, que começou em Maio e se prolonga até final de Agosto, inclui 11 regatas e tem despertado um interesse crescente.

Numa tentativa de recuperar a memória baleeira em várias ilhas dos Açores, o governo regional anunciou recentemente o apoio à reconstrução e restauro de meia centena de embarcações antigamente utilizadas na caça à baleia.


Sem comentários: