sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Crimes graves registaram redução acentuada



O número de crimes graves nos Açores registou uma «redução significativa» nos últimos anos, o que se traduziu numa queda acentuada das pessoas detidas, revelou hoje o director nacional adjunto da Polícia Judiciária, Pedro Carmo.

«Nos Açores, registou-se nos últimos anos uma redução significativa do número de crimes graves, que são os que, na maioria dos casos, originam as detenções», salientou Pedro Carmo, em declarações à Agência Lusa, em Ponta Delgada.

Nesse sentido, segundo os dados oficiais, o número de pessoas detidas passou de 99 em 2005 para apenas 35 em 2008, reflectindo a redução acentuada nos crimes graves praticados no arquipélago.

No ano passado, foram detidas 21 pessoas por crimes contra a vida em sociedade (61 em 2005) e 10 por crimes contra pessoas (30 em 2005).

Os dados a que a Lusa teve acesso revelam ainda a detenção no ano passado de duas pessoas por crimes contra o património (oito em 2005).

A única área em que se registou um crescimento foi nos crimes contra o Estado, em que não se registou qualquer detenção em 2005, 2006 e 2007, enquanto ocorreram duas em 2008.

Por oposição à redução dos crimes graves, Pedro Carmo revelou que se tem vindo a registar um aumento dos crimes informáticos, nomeadamente burlas e devassa da vida privada.





Fonte: Diário Digital

Sem comentários: