quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Festa dos 25 anos marca hoje arranque do Festival Maré de Agosto


Espectáculos, formação musical, exposições de fotografia, passeios pedestres e sessão de 'fitness' garantem fim de semana animado em Santa Maria (Açores), com alguns milhares de pessoas

A 25.ª edição do Festival Internacional Maré de Agosto inicia-se hoje na ilha de Santa Maria, nos Açores, com a presença, entre outros, de nomes como Lura e Gentleman. O mais antigo festival musical dos Açores, que se estende até ao próximo domingo, é conhecido nos Açores, no país e no mundo pela diversidade de correntes alternativas que proporciona ao público. A Praia Formosa, o local de peregrinação desde 1984 para este evento musical açoriano, vai juntar este fim de semana alguns milhares de pessoas para ouvir e até aprender a produzir sonoridades, que vão desde o jazz aos blues, passando pelos ritmos afro-cubanos e flamenco até ao hip hop.

Este ano, a "Maré" terá uma edição especial por comemorar as suas bodas de prata, uma efeméride reconhecida pela Assembleia Legislativa da Região, através de um voto de saudação aprovado por unanimidade. O acontecimento não passará despercebido na Praia Formosa, onde foi montado um espaço com imagens alusivas aos 25 anos do festival, que recordará os momentos mais marcantes da sua história.

Os quatro dias de festival brindarão o público, segundo Roberto Furtado, responsável pela Associação Cultural da Maré de Agosto, promotora da iniciativa, com um programa de eventos mais alargado, concebido - tal como no passado - para o dia e para a noite. Por exemplo, ao "Palco Maré" irão subir diariamente dois espectáculos, seguindos de animação com DJ. Já no "Espaço Castelo" - este ano baptizado de "Palco TMN" - haverá actividades orientadas para o período diurno, como espectáculos e workshops. À noite, e depois dos concertos do "Palco Maré", poderá assistir-se a um concerto e animação com DJs. Em cada um dos palcos actuarão seus bandas, totalizando doze os espectáculos musicais.

Roberto Furtado revelou que as actividades agendadas para as tardes deste fim de semana, e destinadas a todas as faixas etárias, são as principais novidades da "Maré" 2009. Actividades como exposições de fotografia, passeios pedestres e fitness. Na zona marginal da Praia Formosa terá ainda lugar animação infantil e fitness, sendo que o passeio pedestre, em colaboração com a Ecoteca de Santa Maria, possibilitará a visita ao Trilho dos Fósseis.

A vertente da formação também não será descurada, com a realização de dois worshops: um de Beatbox com MC Zani, vundo do Reino Unido e outro de percussão com formadores dos Tocárufar.

"O festival manteve desde a sua primeira edição uma filosofia de dara conhecer novas cuçturas e proporcionar um ambiente tranquilo de respeito", sublinhou. Independentemente da crise, a Associação Cultural da Maré de Agosto, "faz questão de trazer a Santa Maria projectos diferentes e, sempre que possível, que nunca tenham visitado o nosso país".

O Festival Internacional Maré de Agosto é um dos mais antigos em Portugal e continua a abrir horizontes entre os festivais de Verão, de forma ininterrupa desde há 25 anos.

Ao promover a divulgação de outras correntes musicais e culturais, o acontecimento do ano verdadeiramente importante para os marienses tem paralelo com o centro existente na ilha para controlar o tráfego aéreo do Atlântico Norte. Isto é, coloca Santa Maria e os seus poucos milhares de habitantes no mapa da Região, do país e do mundo.

Orçado em 200 mil euros e beneficiando de apoios públicos e privados, a Maré de Agosto é um festival ao qual se associam, todos os anos, várias gerações de pessoas e revela a sua transversalidade através de uma faixa etária que vai dos oito aos 80 anos.

A Associação Cultural da Maré de Agosto é a estrutura que, desde 1987, organiza o evento. Nasceu a partir do momento em que um grupo de artistas marienses decidiu levar a cabo um encontro de músicos açorianos na ilha que nos Açores faz mais sol. É por isso conhecida como o "Algarve dos Açores". Santa Maria é a ilha do Grupo Oriental mais antiga do arquipélago açoriano e a única sem vulcanismo activo. Situa-se no extremo sudeste do arquipélago, com uma superfície de 97,4 quilómetros quadrados e cerca de 5500 habitantes espalhados pelas cinco freguesias que formam o concelho de Vila do Porto. Terá sido a primeira ilha a ser avistada pelo navegador português Diogo de Silves em 1427, sendo que Cristóvão Colombo escalou-a na sua viagem de regresso, após descobrir a América. A actividade aeronáutica, com o aeroporto de Santa Maria e a instalação do Centro de Controlo Aéreo do Atlântico - que supervisiona uma das maiores e mais importantes regiões de informação de voo do mundo - sustentam a economia da ilha, mais do que a agricultura ou o turismo.


Fonte: DN

Sem comentários: