domingo, 9 de agosto de 2009

Festas concelhias com qualidade são mais-valias para o turismo e lazer



As festas concelhias organizadas com qualidade e diversidade são uma mais-valia para o turismo açoriano e para a fruição de lazer e cultura das populações residentes.

A convicção é do presidente do Governo dos Açores que esteve hoje na Praia da Vitória, onde visitou as obras em acabamento adiantado da marginal daquela cidade, bem como a Feira Gastronómica das Festas da Praia 2009, onde almoçou, a convite do presidente da edilidade praiense, Roberto Monteiro.

“Não basta trazer artistas de fora” para que uma festa seja considerada importante, disse Carlos César aos jornalistas, acrescentando que é fundamental e mais produtivo “envolver os diversos agentes locais” na iniciativa, desde as actividades económicas às culturais.

Falando no caso concreto das festividades da Praia da Vitória, o chefe do executivo açoriano considerou-as um exemplo, “do ponto de vista da referenciação do Concelho da Praia e da atracção à ilha Terceira em geral”, onde a lotação hoteleira está esgotada, nesta altura.

“A qualidade que está associada à feira gastronómica, a diversidade das actividades recreativas e de lazer que envolvem este acontecimento, creditam, de forma crescente, de ano para ano, a Praia da Vitória como um destino interessante no contexto do destino “Açores”, disse Carlos César.

O chefe do executivo açoriano falou, também, do salto qualitativo para a cidade que representa a nova marginal, a inaugurar brevemente, bem como o arranjo da zona ambiental do Paúl, formando as duas um corredor de usufruto público singular, obras realizadas em parceria pelo Governo e pela Câmara Municipal.

Referiu, ainda, a abertura a breve trecho, em toda a sua plenitude, da Via Vitorino Nemésio, que liga a Praia da Vitória a Angra do Heroísmo, como mais um investimento facilitador da mobilidade na ilha, potenciando as actividades económicas e a circulação de pessoas.

“É uma obra que tem, sobretudo, um grande sentido de coesão e integração na Terceira”, disse Carlos César, acrescentando que a via rápida “tem grande qualidade, como se verá, e quando estiver completamente aberta ao trânsito, muitos daqueles que foram os seus detractores passear-se-ão, gozando do investimento de qualidade que o Governo Regional fez”.


Fonte: GaCS

Sem comentários: