quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Maré de Agosto inunda praia Formosa






Com a presença de nomes como Lura e Gentleman, entre as montanhas e o mar, a praia Formosa, em Santa Maria, nos Açores, recebe de 20 e 23 de Agosto mais uma edição do histórico festival Maré de Agosto.



Em Portugal, no panorama dos festivais pop rock e de músicas do mundo, não existe exemplo paralelo de resistência e da vontade de ultrapassar as dificuldades inerentes à insularidade na criação de um evento com características singulares.



Com os 25 anos do festival, o empenho e a carolice de duas gerações são reconhecidos pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, através de um Voto de Saudação aprovado por unanimidade.



"Desde 1984 passaram pelo Palco da Maré cerca de 1000 músicos, distribuídos por mais de 150 grupos, tendo assistido aos concertos milhares de pessoas imbuídas do Espírito da Maré", lê-se no documento oficial da Assembleia açoriana.



Quinta-feira, tradicional dia de abertura, a organização do Maré de Agosto propõe a percussão dos portugueses Wok e o electro jazz world do francês DJ Click.



No dia seguinte, no palco principal, a cabo-verdiana Lura apresenta o novo álbum "Eclipse", os escoceses Wolfstone revêem folk celta e o DJ Nuno Forte encerra a noite com drum n'bass.



O palco alternativo recebe os doismileoito, os brasileiros Edu Miranda Trio e o DJ Sargento Zundapp.



O cubano Kumar, os ingleses Fiction Plane, banda de Joe Sumner, filho de Sting e o "internacional português" Rui Da Silva são as escolhas principais para sábado.



Tunalhos, André Fernandes Quarteto, incluindo o pianista Bernardo Sassetti, o contrabaixista Nelson Cascais e o baterista Alexandre Frazão - e o DJ Zé Amaral compõem o alinhamento do dia 22 no segundo palco.



No último dia, os polacos Warsaw Village Band prometem repetir a festa que fizeram no Castelo de Sines há cerca de um mês, no Festival Músicas do Mundo, o alemão Gentleman apresentará o seu reggae para as massas e o DJ português Xinobi "girará" electro de inspiração francesa no final de festa.



No palco alternativo, Murdering Tripping Blues, Roncos do Diabo e o DJ Sargento Zundapp encerram a programação de domingo.



No que se refere a actividades paralelas, o Maré de Agosto propõe uma oficina de percussão com os Tocárufar, passeios pedestres, fitness e uma oficina de beatbox com o MC Zani, no sábado e no domingo.



Haverá ainda tempo para assistir ao lançamento do livro "Rumores para a Transparência do Silêncio", com fotografias de Pepe e poemas de Daniel Gonçalves, para visitar a exposição de pintura de Antoine de Laborde e para "viajar" pelos 25 anos do festival Maré de Agosto através de uma exposição.



As crianças com idade inferior aos 13 anos e os portadores do cartão InterJovem têm acesso gratuito à 25ª edição do Festival Maré de Agosto, e os restantes pagam entre 10 e 50 euros.









Fonte: Expresso

Sem comentários: