sábado, 22 de agosto de 2009

Santa Maria vai ter uma Pousada de Juventude



Foi ontem apresentado, em cerimónia presidida por Carlos César, o projecto da Pousada de Juventude de Santa Maria, uma infra-estrutura cuja construção representa um investimento de mais de dois milhões de euros.

O presidente do Governo realçou a circunstância de a sessão decorrer em pleno cenário da “Maré de Agosto”, congratulando-se por estar a ser iniciado um processo que culminará com a entrada em funcionamento de mais uma infra-estrutura que reforçará a capacidade de alojamento de Santa Maria numa altura do ano em que acorrem à ilha milhares de jovens.

Por outro lado, esta pousada responde também a solicitações da Câmara de Vila do Porto no sentido de o Governo, quando promova a criação de novas infra-estruturas, o faça na zona histórica de Vila do Porto, apoiando, desse modo, a sua recuperação.

Assim, a Pousada da Juventude, para além de dependências que serão construídas de raiz, ocupará três edifícios nessa zona histórica, onde, aliás, o Governo vai intervir de modo significativo, adquirindo, sob proposta da Câmara, mais dois edifícios na Rua Gonçalo Velho.

Trata-se da Casa Monteiro Velho Arruda e a Casa do Donatário, que servirão, em cerca de trezentos metros quadrados, a instalação e expansão do Museu de Santa Maria, sem prejuízo da conservação, na freguesia de Santo Espírito, da valência etnográfica ali existente.

Para Carlos César, estes investimentos – a que se juntam os ontem anunciados para a requalificação da Baía de S. Lourenço e para a construção do aterro sanitário, bem como outros a anunciar já no princípio de Setembro, aquando da visita estatutária do Governo à ilha – traduzem o esforço governamental no sentido de fazer muito em Santa Maria e não só na construção de infra-estruturas.

Referiu, a título de exemplo, o empenho do seu Governo, através de diversos programas e da adopção de diversas medidas, em componentes essenciais da formação e da integração juvenil, da formação profissional, do emprego e, entre muitos outros, da habitação para jovens.

O presidente do Governo revelou, a propósito, que vão ser avaliados outros edifícios e espaços devolutos na zona histórica, “que nos permitirão construir áreas residenciais que respeitem a tipologia arquitectónica e que possam ser afectos a programas de arrendamento para jovens, de modo a que seja possível dar um novo caminho e um novo impulso á recuperação da zona histórica de Vila do Porto”.


Fonte: GaCS

Sem comentários: