sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sata garante que o avião que se incendiou em Porto Santo estava inspeccionado


A Administração do Grupo Sata garante que o avião cujo motor se incendiou na manhã de hoje durante a descolagem no aeroporto de Porto Santo, na Madeira, estava devidamente inspeccionado e que o piloto da aeronave era experiente.

Num comunicado emitido na tarde de hoje, a transportadora aérea açoriana, que garante as ligações aéreas entre as ilhas da Madeira e de Porto Santo, e entre a Madeira e as Canárias, lembra que o aparelho, um ATP da British Aerospace, tem as inspecções em dia.

Segundo a mesma fonte, o avião, denominado Açores, com a matrícula CS-TFJ, foi fabricado em 1989 e entrou ao funcionamento da Sata Air Açores em Junho de 2007, tendo realizado já 24.000 horas de voo e 33.000 aterragens.

"O motor é fabricado pela Pratt & Whitney, do Canadá" e "as inspecções ao avião e aos motores são realizadas de acordo com o plano de manutenção dos fabricantes", garante o Grupo Sata, adiantando que "a última inspecção total ao motor certificou o avião para voar mais 8.000 horas, das quais apenas tinham sido voadas 3.200 horas".

A companhia aérea açoriana adianta ainda que o comandante do avião "é piloto da Sata Air Açores há 12 anos", e que exerce "funções de comando há quatro anos".

Os aviões da Sata Air Açores realizaram em 2008, 15.423 voos nos Açores, Madeira e Canárias.
Recorde-se que o incidente ocorrido hoje, com o aparelho que se preparava para descolar do aeroporto de Porto Santo, provocou apenas um ferido ligeiro entre os 14 passageiros do voo, na sequência dos procedimentos de evacuação.



Fonte: Expresso

Sem comentários: