segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Açores aprimoram-se na localização por satélite


Os Açores vão contar até Maio de 2010 com uma rede completa de localização por satélite. O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou esta segunda-feira que a rede regional permanente de georeferenciação estará concluída nos próximos oito meses, o que permitirá aumentar a precisão dos trabalhos de topografia relativos ao arquipélago.

«As estações estarão todas concluídas até Maio de 2010 e, em algumas ilhas, haverá mais do que uma estação para permitir um maior rigor nas medições», afirmou José Contente à Lusa.

A estação de georeferenciação é considerada uma tecnologia fundamental em áreas como a cartografia, já que permite uma maior precisão. Actualmente, quase todas as ilhas do arquipélago dos Açores já dispõem de uma, mas o secretário regional explica que, «quanto mais estações existirem, maior será o rigor das medições».

A próxima estação de georeferenciação da rede permanente dos Açores vai ser instalada na ilha de Santa Maria, junto às instalações da Agência Espacial Europeia. A Agência Espacial possui uma estação de rastreio de satélites na ilha de Santa Maria, a única existente em Portugal. As estações de localização por satélite açorianas trabalham actualmente com o sistema GPS (Global Position System). Mas José Contente diz que aquelas estações estão preparadas para trabalhar com o Galileo, quando este sistema europeu de navegação por satélite começar a funcionar. Os dados emitidos por estas estações estarão disponíveis na Internet, no sítio da Rede Permanente da Região Autónoma dos Açores (REPRA).



Fonte: TVI 24

Sem comentários: