terça-feira, 22 de setembro de 2009

Açores querem posição conjunta do sector sobre reforma da política comum



O Conselho Regional das Pescas reúne a 13 de Outubro nos Açores para definir uma posição conjunta do sector sobre a reforma da Política Comum de Pescas, numa iniciativa promovida pelo Executivo açoriano

Este conselho integra representantes de pescadores e armadores, investigadores e organizações ligadas à pesca lúdica e desportiva.
No quadro do Livro Verde sobre a Reforma da Política Comum de Pescas, o Governo regional pretende promover um amplo debate, com entidades regionais, europeias e da Madeira e Canárias, de forma a pressionar a Comissão Europeia para que encontre a melhor solução para a gestão sustentável das pescas nas regiões ultraperiféricas.

Nesse sentido, a 13 de Outubro vai reunir o Conselho Regional das Pescas, com o objectivo de obter uma posição articulada entre todos os utilizadores do mar, e, no dia seguinte, reúne o Grupo Insular do Conselho Consultivo Regional das Águas Ocidentais do Sul.

A reunião desta entidade de consulta final da Comissão Europeia, onde têm assento a administração e profissionais do sector das pescas dos Açores, Madeira e Canárias, pretende definir uma posição concertada para a defesa dos interesses destas três regiões que partilham as águas da Macaronésia.

Esta região foi recentemente considerada uma zona marítima específica dentro das águas comunitárias.

Em Outubro e Novembro, as autoridades açorianas também terão reuniões com responsáveis da Comissão Europeia, no sentido de alertar para a necessidade de proteger as zonas de pesca dos Açores.








Fonte: SOL Sapo

Sem comentários: