segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Câmara investe em expansão do parque empresarial do Faial


A Câmara da Horta anunciou um investimento de 1,1 milhões de euros na expansão do Parque Empresarial do Faial, disponibilizando aos empresários da região 46 lotes de terreno, já infra-estruturados.
O anúncio foi feito pelo presidente do município, João Fernando Castro, durante a apresentação deste parque empresarial, localizado em Santa Bárbara, que resulta de uma iniciativa conjunta da autarquia e da empresa municipal URBHorta. João Fernando Castro admitiu que, apesar do interesse manifestado pelos empresários, o processo de expansão desta zona industrial “não avançou da forma que se pretendia”, ao longo do último ano e meio, desde que foi aprovado o Plano de Pormenor.
“Houve necessidade da Câmara e da URBHorta intervirem neste processo, com a construção de um arruamento (com cerca de dois quilómetros de extensão) e com a disponibilização de vários lotes para os empresários”, salientou. Entre os 46 lotes de terreno disponibilizados aos empresários, 37 têm cerca de 600 metros quadrados (m2), oito possuem 800 m2 e um tem 15 mil m2 e destina-se à construção de uma grande superfície comercial, com cerca de 2.000 m2 de área coberta e um parque de estacionamento para uma centena de viaturas.
Os lotes mais pequenos estão disponíveis por cerca de 28 mil euros cada, valor que o presidente da autarquia considera ser “atractivo”, não apenas para os empresários locais, mas para qualquer empresário dos Açores. A expansão da também denominada Zona Industrial de Santa Bárbara vai permitir instalar várias empresas e o futuro Parque Tecnológico do Faial, uma antiga aspiração da ilha que parece ter agora condições de avançar.
Marina é das mais visitadas do mundo

A Marina da Horta, no Faial, é a quarta mais visitada do mundo por embarcações de navegação ao largo, recebendo anualmente cerca de 1.200 embarcações, das 2.100 que aportam nas marinas açorianas. A localização desta marina, com 300 pontos de amarração, oferece abrigo contra ventos de todas as direcções, o que a torna uma escala quase obrigatória para os veleiros que viajam entre as Caraíbas e o Mediterrâneo.
A cidade da Horta é ainda ponto de passagem de algumas das mais importantes regatas internacionais, sendo um dos locais mais conhecidos dos velejadores de todo o mundo.


Sem comentários: