quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Carlos César anuncia a criação de um Centro de Estudo e Investigação das Migrações



O presidente do Governo dos Açores anunciou esta manhã a intenção governamental de criar, na cidade da Ribeira Grande, um Centro de Estudo e Investigação das Migrações.

Carlos César falava no decorrer da cerimónia de inauguração do Arquivo da Presidência do Governo dos Açores e acrescentou que o referido Centro de Estudo “deverá agregar os esforços e as funcionalidades já disponibilizadas pelas bases de dados do Museu da Emigração, dos arquivos da Direcção Regional das Comunidades e dos fundos das bibliotecas e arquivos da Região sobre a temática das migrações, e servir de elo de ligação com os centros de investigação das diversas universidades da diáspora açoriana com trabalho relevante na matéria.”

Disponibilizar a todos os interessados um importante conjunto de documentação, de estudos e ensaios e, ainda, de literatura sobre as migrações, é um dos objectivos do futuro centro, pretendendo-se ainda estabelecer ligações com outros arquivos, bibliotecas e centros de estudos existentes em países de acolhimento da nossa emigração, como é exemplo o Arquivo da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos.

Referindo-se ao Arquivo que acabava de inaugurar, o governante sublinhou que – para além da recolha e tratamento de toda a documentação produzida pela Presidência do Governo e organismos dependentes – naquele novo espaço funcionará a Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores nomeada este ano.

Essa comissão está incumbida de assegurar a realização do projecto do regime geral dos arquivos e do património arquivístico da Região Autónoma dos Açores, encetando esforços no arranque efectivo de uma verdadeira política de gestão documental integrada.

Trata-se, como disse Carlos César, de uma política arquivística que pretende colmatar lacunas de organização e de preservação documental, possibilitando, em simultâneo, uma desejável interacção entre a comunidade e o acervo.
“Um país ou região que negligencia a informação e, como tal, os seus arquivos, põe em causa as suas origens, a sua identidade e condiciona o seu desenvolvimento. Conhecermos o nosso passado, todos o sabemos, é a melhor forma de entendermos o presente e prepararmos o futuro”, afirmou.

O Arquivo da Presidência do Governo Regional dos Açores está instalado no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e resulta de uma cooperação entre o executivo e a Câmara Municipal daquele concelho.


Fonte: GaCS

Sem comentários: