quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Governo dos Açores adopta programas de proximidade para prevenir e combater toxicodependências


O secretário regional da Saúde dos Açores, Miguel Correia, anunciou hoje a implementação de diversos programas de proximidade destinados ao combate e prevenção das toxicodependências no arquipélago.
Miguel Correia, que falava na inauguração das novas instalações da Direcção Regional de Prevenção e Combate às Toxicodependências, sustentou que "os novos programas poderão significar uma viragem na prevenção e tratamento das dependências nos Açores".

A medida pioneira é a constituição de um posto móvel nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande (S. Miguel), destinado à administração de Opiáceos de Substituição, em Baixo Limiar, com capacidade para atender uma centena de utentes.

O projecto destina-se à população toxicodependente que não adere aos programas de tratamento em instituições específicas e que persiste no consumo patológico, ao mesmo tempo que tenta cativar essas pessoas para um programa de reinserção social.

Outro dos novos programas é o "Xpressa-te" que será desenvolvido em locais de diversão nocturna e na proximidade de estabelecimentos de ensino, inclui a distribuição de "O Livro das Substâncias", com informações sobre todos os tipos de drogas e as suas consequências.

"Um Guia de Sobrevivência Nocturna", tem informações sobre defesa de eventuais situações de perigo, conselhos como ter o telemóvel sempre carregado, não aceitar boleia de jovens que tenham consumido álcool e não abandonar o seu copo, porque a bebida pode ser intencionalmente adulterada, sem que se tenha apercebido.

De acordo com Miguel Correia "as novas políticas de combate às dependências têm como pano de fundo uma política de proximidade".

As novas instalações da Direcção Regional de Prevenção e Combate às Toxicodependências ficaram localizadas na praça principal da cidade da Praia da Vitória (ilha Terceira) num edifício cedido pela Câmara Municipal.



Fonte: DN

Sem comentários: