domingo, 13 de setembro de 2009

'Magalhães' atrasados nos Açores


Dezenas de computadores por entregar devido a impasse burocrático

Com o ano lectivo a começar, continuam por resolver problemas em torno da entrega dos computadores 'Magalhães' aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico nos Açores.

Depois da venda de equipamentos no mercado negro, agora são processos de candidatura, já elaborados e formalizados na Região, que não estão a ser reconhecidos pelo sistema informático do programa "e-escolinha", do Ministério da Educação. Em causa estão algumas dezenas de portáteis, de um total de 13 mil encomendas.

Fonte da secretaria regional de Educação reconheceu ao DN a existência de falhas processuais, que resultam de incorrecções no preenchimento das candidaturas - tais como moradas e números de identificação fiscal (NIF) trocados.

Segundo as informações apuradas pelo DN, a secretaria está a ter dificuldades em alcançar uma solução. Isto porque já enviou para o Ministério uma listagem de processos de alunos com candidaturas bloqueadas por não serem reconhecidas pelo sistema central, mas não tem obtido resposta.

Para serem esclarecidos do que se passa, os pais têm recorrido a uma linha telefónica de apoio do Ministério da Educação. Mas esta o que faz, em diversos casos, é pedir aos encarregados de educação açorianos para se dirigirem às escolas onde estão os seus filhos, sendo que estas depois remetem o problema para a secretaria regional da Educação. Uma espécie de círculo vicioso sem solução à vista.



Fonte: DN

Sem comentários: