domingo, 13 de setembro de 2009

Palhoça realiza festa da cultura açoriana


A Universidade Federal de Santa Catarina e a prefeitura de Palhoça lançam no dia 24 a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

A solenidade será realizada às 19h30min, no Clube 7 de Setembro, em Palhoça. A 16ª edição da festa é uma realização é do Núcleo de Estudos Açoriano (NEA), da UFSC, em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura do município.
Na mesma solenidade será entregue o Troféu Açorianidade, uma homenagem a pessoas, instituições e empresas que atuam na pesquisa, preservação e divulgação da cultura de base açoriana em Santa Catarina
O AÇOR acontecerá este ano na cidade de Palhoça, de 9 a 11 de outubro. A cada ano a festa é sediada em uma cidade do litoral catarinense. Serão realizadas exposições, mostra de vídeos, apresentações culturais e palestras, destacando folclore, artesanato, dança, gastronomia e religiosidade de base açoriana.
Em um pavilhão com estandes culturais serão representadas 52 instituições do litoral de Santa Catarina, que apresentarão seu artesanato. “Neste espaço teremos também diversos artesãos produzindo e comercializando suas peças”, informa Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC.Segundo ele, nos três dias de festa serão realizadas mais de 50 apresentações folclóricas, além de shows musicais no encerramento das noites dos dias 9 e 10. No dia 11 de setembro, às 10h, na avenida Barão do Rio Branco, no centro de Palhoça, acontecerá o desfile folclórico dos grupos que atuarão nos três dias de AÇOR.Outro destaque é a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, que será realizada no domingo (11/10), às 10h, na Igreja Matriz de Palhoça. Estão confirmadas oito cantorias (folias do Espírito Santo) e 15 bandeiras do Divino Espírito Santo, que virão de diferentes municípios.
A Festa da Cultura Açoriana já foi realizada nas cidades de Itajaí, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna e Governador Celso Ramos.
Troféu AçorianidadeNa solenidade de lançamento da 16ª Festa da Cultura Açoriana será também entregue o Troféu Açorianidade, criado em 1996 para homenagear pessoas, instituições e empresas que atuam na pesquisa, preservação e divulgação da cultura de base Açoriana em Estado de Santa Catarina.
Todos os anos são entregues 10 troféus. Nove levam nomes das ilhas do Arquipélago dos Açores (São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores). “O décimo troféu tem o nome da Ilha de Santa Catarina, a qual chamamos carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana”, lembra o diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC .
De acordo com Joi Cletison, indicações e a votação para escolha dos homenageados é responsabilidade do Conselho Deliberativo do Núcleo. A entidade é composta por 58 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) sediadas no litoral de Santa Catarina e que têm a preocupação da preservação das raízes culturais trazidas pelos açorianos há mais de 250 anos.
O Grupo Folclórico Alegria, de Porto Belo, que será homenageado na categoria Grupo Folclórico, fará o encerramento da solenidade. O 16º AÇOR tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), do Governo dos Açores e da Empresa Jaime Aleixo.
Mais informações pelo telefone 48 3721-8605, com Jussara, Joi Cletison ou na página
http://www.nea.ufsc.br/ , onde há um histórico do AÇOR e também do Troféu Açorianidade



Sem comentários: