segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Seca afecta cerca de 120 agricultores em S. Miguel



A seca está a afectar cerca de 120 agricultores na zona Oeste de S. Miguel, nos Açores, tendo já provocado "milhares de euros de prejuízos", alertou hoje o presidente da associação agrícola, Jorge Rita.

"Nos meses das sementeiras (Abril e Maio), o milho não se desenvolveu devido à falta de chuva", afirmou Jorge Rita, em declarações à Lusa, salientando que esta situação "afectou, em particular, os agricultores da zona Oeste de S. Miguel".

Para o presidente da Associação Agrícola de S. Miguel, trata-se de uma situação "anormal", que também afectou outras zonas da ilha, ainda que "sem tanta gravidade".

Nas contas da associação, o problema está a prejudicar "cerca de 120 agricultores", que estão com falta de alimentos para o gado, especialmente nas zonas das Feteiras, Candelária, Ginetes, Várzea e Mosteiros.

Jorge Rita salientou que esta situação já tinha sido identificada em "Junho e Julho", altura em que foi enviada uma carta ao secretário regional da Agricultura, considerando que a tutela "demorou muito tempo" a responder.

"A secretaria diz ter disponibilidade para pagar o transporte na importação de alimentos para o gado para S. Miguel. É uma solução que vem ajudar a resolver o problema, mas não na íntegra", frisou.

Segundo Jorge Rita, a associação agrícola vai iniciar esta semana negociações para a importação de alimentos para o gado, numa tentativa de "minimizar os milhares de euros de prejuízo" que a seca provocou aos agricultores".

Os alimentos para o gado deverão ser adquiridos no Continente, mas alguns deverão ser provenientes de Espanha, revelou o presidente da Associação Agrícola de S. Miguel, admitindo que a ilha deverá ter "muito em breve" produtos como luzerna desidratada.





Fonte: Diário Digital

Sem comentários: