quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Açores são a região do país com menor taxa de desemprego




O vice-presidente do Governo reafirmou hoje, no parlamento açoriano, que os Açores continuam a ser, no contexto nacional, a região do país “com menor taxa de desemprego”.

Também “é falso que sejamos a região do país onde o desemprego percentualmente mais tenha crescido” nos últimos tempos, garantiu Sérgio Ávila, em resposta a uma Declaração Política do deputado Aníbal Pires, do PCP.

Para o vice-presidente do Governo, a circunstância dos Açores terem a menor taxa de desemprego até tornaria “natural” um crescimento percentual mais acelerado no arquipélago, o que não aconteceu.

Sérgio Ávila reconheceu, todavia, que “há um aumento do desemprego” no arquipélago, considerando tratar-se de um “problema estrutural” que urge combater.

Combater o desemprego é uma prioridade estratégica do governo em termos de políticas públicas de investimento e de despesa pública, observou o governante.

Na opinião do vice-presidente, o que não se pode fazer “é transformar, por via de um jogo matemático percentual, esta realidade”, ampliando a verdadeira dimensão do desemprego.

Sérgio Ávila afirmou ainda que as medidas que o Governo dos Açores tomou para combater a crise, muitas delas em antecipação a outros governos, “tiveram o seu efeito”, designadamente na manutenção dos postos de trabalho.

Considerou ainda que “quem combater a gestão de expectativas não está a contribuir para sairmos da crise, está a contribuir para manter a crise”.


GaCS/FG

Sem comentários: