terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gripe A: Primeiras vacinas chegam quinta-feira aos Açores (rectificada)



As primeiras duas mil doses da vacina contra a gripe pandémica (vírus H1N1) 2009 chegam quinta-feira aos Açores e começarão a ser ministradas aos grupos prioritários a partir da próxima semana.

Segundo a Directora Regional da Saúde, logo que cheguem aos Açores, as vacinas serão enviadas às unidades de saúde do Serviço Regional de Saúde.
De acordo com as orientações da Direcção Regional da Saúde – que seguem os critérios definidos pela Direcção-Geral da Saúde – os profissionais de saúde considerados essenciais para o normal funcionamento dos serviços, elementos do Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores e enfermeiros da linha Saúde Açores serão os primeiros a ser vacinados. Ainda no âmbito do grupo prioritário, proceder-se-á, de seguida, à imunização das grávidas no 2º e 3º trimestre com patologia associada, bem como dos profissionais de entidades consideradas imprescindíveis para o funcionamento da sociedade que desempenhem funções primordiais nas mesmas.
Um grupo de dezasseis profissionais de saúde, incluindo enfermeiros e médicos, esteve recentemente em Lisboa numa acção de formação da Direcção-Geral da Saúde com vista a assegurar as boas práticas dos procedimentos relativos à campanha de vacinação nos respectivos serviços.
Segundo Sofia Duarte, os Açores recebem agora duas mil doses da vacina e dentro de duas semanas receberão mais mil e quinhentas, em conformidade com as previsões da Direcção-Geral da Saúde reportadas à tutela da saúde regional. Até à décima terceira semana de 2010, a Região conta receber, por tranches, um total de cento e vinte mil vacinas.


GaCS/RC

Sem comentários: