quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Portugal Representado no Secretariado Mundial da Raça Angus


A Aberdeen-Angus Portugal – Associação de Criadores da Raça Aberdeen-Angus foi admitida no World Angus Secretariat (WAS), a 22 de Outubro de 2009, pela Canadian Angus Association que preside neste momento à organização.

A raça foi reconhecida em Portugal a 27 de Novembro de 2007, após o trabalho desenvolvido pela Federação Agrícola dos Açores, sendo neste momento a entidade responsável pelo Livro Genealógico Português da Raça Bovina em Portugal.

Com a necessidade de desenvolver a raça a nível Nacional, constituir novos núcleos puros, efectuar a promoção do uso da raça, defender os interesses dos criadores e associar-se à entidade gestora do Livro Genealógico (i.e. Federação Agrícola dos Açores), foi constituída a 16 de Março de 2009 a Aberdeen-Angus Portugal – Associação de Criadores da Raça Aberdeen-Angus, com sede na ilha Terceira – Açores.

Neste momento existem 16 criadores nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e Faial e no Continente, em Mértola – Baixo Alentejo, com o registo de 130 animais puros e 57 fêmeas em Livro Anexo.

As importações de animais em 2008 e 2009 da Irlanda e do Reino Unido, respectivamente, foram determinantes para o desenvolvimento do Livro Genealógico, obtendo-se exemplares das linhagens mais influentes, registando-se já produtos de elevada qualidade e com grande procura.

A raça Angus é neste momento uma das mais populosas, com uma extensa história que remonta ao Século XV, onde teve a sua origem na Escócia, tendo as suas excepcionais qualidades produtivas (rusticidade e precocidade) e de qualidade da carne (tenrura e sabor), permitido uma incrível expansão à escala mundial.

O Secretariado Mundial da Raça Angus (World Angus Secretariat) foi fundado em 1969, agora com 19 países representados (e.g. Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Canadá ou Argentina) e tem como o objectivo facilitar a partilha de informação entre as associações de criadores espalhadas nos 5 continentes, assim como a adopção de códigos de práticas normalizadas que permitam a manutenção da pureza da raça, e a sua divulgação.

O Secretariado organiza uma reunião e um Fórum Mundial da Raça de 4 em 4 anos, onde a sede vai rodando de acordo com o país organizador.

A admissão de Portugal no seio do World Angus Secretariat constitui, para a Aberdeen-Angus Portugal e para a Federação Agrícola dos Açores, o reconhecimento do trabalho que está a ser desenvolvido, uma oportunidade de promover programas de melhoramento genético com as nossas congéneres e a oportunidade de Portugal ser representado em eventos técnicos e de promoção da raça a nível internacional.

Angra do Heroísmo, 27 de Outubro de 2009
A Direcção
Luis MachadoRoland WinterCarlos Brum
Fonte: Agroportal

Sem comentários: