segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Açores é a Região do País com maior aumento do Indicador do poder de compra entre 2005 e 2007




A propósito das notícias publicadas na imprensa regional tendo por referência o último estudo do Instituto Nacional de Estatística sobre o poder de compra, a Vice-Presidência do Governo Regional esclarece o seguinte:

1 - O estudo noticiado referente ao ano de 2007, pela metodologia utilizada, não se ajusta nem permite comparações entre territórios insulares como ao Açores e o território continental porque, conforme o próprio estudo refere, “ algumas das variáveis utilizáveis pode induzir ao enviesamento dos indicadores produzidos em contextos territoriais específicos, como as Regiões Autonomas”, não sendo por esta via possível tirar conclusões comparativas entre a poder de compra regional e o nacional.

Este estudo, ao não ter em conta a realidade arquipelágica e a insularidade, compara indicadores que não podem ser comparados, como por exemplo ao valorizar o grau de urbanização das unidades territoriais, nomeadamente ponderando de forma significativa a taxa de urbanização (população residente em lugares com 5.000 ou mais habitantes em proporção da população total), o que distorce a avaliação do poder de compra, sendo os Açores claramente prejudicados, dada a população existente e a geografia própria da Região.

O indicador generalizadamente aceite para medir o poder de compra das famílias de uma Região é o Rendimento Disponível Bruto das Famílias (RDBF) e neste âmbito os Açores representam já 96 % da média nacional, tendo evoluído de forma muito positiva ao longos dos últimos anos.

2- Apesar de o estudo apresentado não permitir uma comparação com a realidade continental possibilita, no entanto, analisar a evolução da Região, registando-se que os Açores são, quer em termos relativos quer absolutos, a região do país com maior crescimento e que regista a evolução mais positiva.

Em termos absolutos, os Açores são a região do país com maior crescimento do poder de compra, aumentando em apenas 2 anos, 1,9 pontos percentuais, em relação à média do país, sendo, conjuntamente com o Norte e o Alentejo, as únicas regiões que aumentam o seu poder de compra entre 2005 e 2007.

Em termos internos, de 2005 para 2007, também se registou uma evolução muito positiva. Assim sete ilhas melhoraram o seu Indicador de poder de compra com destaque para o Corvo que melhorou 14 pontos percentuais, Santa Maria 4,5 p. p. e Graciosa 3,8 p. p. e por concelhos, dos 19 existentes, 13 registaram uma evolução superior à media nacional.

A evolução temporal dos Açores, neste indicador, para num período mais alargado, de 2000 a 2007, é ainda mais significativa. Assim, em 2000 o Indicador de poder de compra dos Açores situava-se em 65,5%, em 2004 aumentou para 73,3% e em 2007 regista 83,6%. Em apenas sete anos convergimos 18,1 pontos percentuais para a média nacional.

Relativamente a outras regiões, também se verificou nos Açores uma evolução muito positiva tendo neste período um crescimento superior em 17,4 pontos percentuais em relação à Região Norte, em 12 p.p. em relação ao Centro e 1,7 p.p. em relação ao Alentejo.


GaCS/SF/VPGR

Sem comentários: