quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Algar do Carvão é o mais visitado dos Açores


O Algar do Carvão, na Ilha Terceira, é a cavidade vulcânica com maior número de visitantes dos Açores e a única com sustentabilidade económica.

De facto, os mais de 22 mil visitantes que em 2009 visitaram esta estrutura garantem o equilíbrio financeiro e ainda permitem a abertura de estruturas com menor número de visitantes e que são também geridas pela Associação “Os Montanheiros”.

Esta foi uma das constatações que o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos, pode verificar durante a visita que hoje efectuou ao Algar do Carvão e onde reuniu com a direcção d’”Os Montanheiros”.

“A Associação “Os Montanheiros” tem desenvolvido actividade na defesa, recuperação e promoção do património geológico dos Açores, e com base em excelente trabalho voluntário.

A actividade desta associação, que se estende directamente às Ilhas do Pico e de São Jorge, garante a visitação das Grutas do Natal e das Torres, para além do Algar do Carvão, e o funcionamento de três ecotecas, através de uma parceria com o Governo Regional.

O director regional do Ambiente garantiu o interesse em manter o apoio dado a esta Associação até porque “é uma relação estratégica para o cumprimento dos objectivos do Governo Regional quanto à divulgação ambiental e utilização sustentável da natureza dos Açores”.

António Gil com GaCS


Fonte: RTP

Sem comentários: