sábado, 28 de novembro de 2009

Bandeira dos Açores no Kilimanjaro



A bandeira dos Açores foi desfraldada na manhã de hoje no topo do Kilimanjaro, montanha mais alta do continente africano. Este foi o primeiro objectivo cumprido do projecto “Açores no Topo do Mundo”, lançado pelo alpinista açoriano Luís Bettencourt. Este enviou uma mensagem à Agência Lusa esta manhã, na qual se podia ler «Às 07:20 locais (03:20 nos Açores) conquistamos o Kilimanjaro».
O objectivo será chegar aos pontos mais altos de cada continente e a iniciativa arrancou a 9 de Setembro com a subida à ilha do Pico, ponto mais alto de Portugal.

Em Janeiro do próximo ano, Luís Bettencourt pretende subir ao Monte Kosciuszko, com 2208 metros, que é o pico mais alto da Austrália e em Fevereiro deseja colocar a bandeira dos Açores no cume do Monte Vinson, o ponto mais alto da Antárctica, com 4892 metros de altitude.

Para Junho de 2010 está planeada a subida ao Monte McKinley, no Alasca, com 6187 metros, que é a montanha mais alta da América do Norte. A América do Sul vai receber a visita deste projecto em Janeiro de 2011, quando Luís Bettencourt subir ao topo do Aconcágua, nos Andes Argentinos. A subida ao Evereste, a montanha mais alta do mundo, nos Himalaias, com 8844 metros de altitude, está marcada para Maio de 2011.

A última escalada será em Junho de 2011 e será de novo à ilha do Pico.


Fonte: SCN

Sem comentários: