quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Consolidação e modernização dos transportes marítimos com 61,4 milhões de euros em 2010



O Governo dos Açores propõe-se investir durante o próximo ano cerca de 61,4 milhões de euros no programa de consolidação e modernização dos transportes marítimos no arquipélago

De acordo com o plano para 2010, essa verba irá custear algumas dezenas de acções previstas nos projectos de infra-estruturas e equipamentos portuários (49 ME), tráfego de passageiros inter-ilhas (12 ME) e dinamização dos transportes marítimos (400.000 euros).

No âmbito das infra-estruturas e equipamentos, o destaque no plano para o próximo ano vai para o reordenamento e requalificação da baía da Horta (7,8 ME) e para o recreio náutico e edifício no porto das Flores e trabalhos marítimos no Corvo (8,6 ME).

De entre as obras mais vultuosas sobressaem também o reordenamento dos portos da Madalena (3,7 ME) e de Velas (3,4 ME) e a requalificação do porto da Praia da Vitória (3,5 ME).

O projecto de infra-estruturas e equipamentos portuários destina ainda 10 milhões de euros a diversas obras nos portos do arquipélago e 6,4 milhões de euros à aquisição de diversos equipamentos de apoio à exploração portuária, com vista à melhoria da operacionalidade dos mesmos.

Quanto ao tráfego de passageiro, o Governo prevê investir um milhão de euros na construção do terminal de cruzeiros do porto de Angra do Heroísmo, destinando 11 milhões de euros para apoio ao transporte marítimo de passageiros.

Esta última verba tem como finalidade apoiar o transporte marítimo de passageiros e viaturas no arquipélago, ao abrigo do contrato de interesse económico geral celebrado entre a Região e a Atlânticoline, o transporte marítimo regular no Grupo Central, nos termos das novas obrigações de serviço público, e a reparação nos navios “Cruzeiro das Ilhas” e “Cruzeiro do Canal”.

Por último, o projecto dinamização dos transportes marítimos, que está dotado com 400.000 euros, visa a instalação de um sistema GNSS de monitorização permanente nos portos dos Açores.


GaCS/FG

Sem comentários: