quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Desenvolvimento de infra-estruturas e do sistema de saúde com 20,7 milhões de euros no próximo ano




O Governo dos Açores vai investir no próximo ano cerca de 20,7 milhões de euros no desenvolvimento de infra-estruturas e do sistema de saúde nas ilhas.

Dos 4 milhões de euros afectos no plano para o próximo ano à construção de novas infra-estruturas, uma “fatia” de 3,8 milhões é destinada à construção dos centros de saúde da Madalena do Pico, de Ponta Delgada e de Santa Cruz da Graciosa.

Por sua vez, o programa formação e iniciativa em saúde, que está dotado com 11,7 milhões de euros, prevê o dispêndio de 2,3 milhões de euros no apoio à deslocação de doentes e de 1,9 milhões de euros na prossecução do Plano Regional de Vacinação.

Melhoria da acessibilidade ao Serviço Regional de Saúde (1,7 ME), prevenção e tratamento de comportamentos de risco (1,5 ME), actualização de profissionais de saúde (1,1 ME) e implementação e operacionalização da Rede de Cuidados Continuados e Paliativos (1,1 ME) são outras das acções incluídas neste programa.

O plano contém ainda uma verba da ordem de um milhão de euros para desenvolvimento de planos de contingência e implementação das respectivas medidas no âmbito da saúde pública, nomeadamente da gripe A H1N1, bem como para consolidar a implementação da Linha de Saúde Açores.

Durante o próximo ano, o Governo projecta igualmente gastar 2,3 milhões de euros na remodelação, ampliação e beneficiação das diferentes Unidades de Saúde, ascendendo a 1,1 milhões de euros a verba consignada ao seu apetrechamento e modernização.

O Plano Regional Anual para 2010 inclui ainda uma verba de 1,5 milhões de euros para custear o desenvolvimento, instalação e manutenção do projecto “Sistema de Informação da Saúde – Açores Região Digital”.


GaCS/FG

Sem comentários: