quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gestão de resíduos e da água no topo dos investimentos no Ambiente



O secretário regional do Ambiente e do Mar anunciou ontem à noite, no Parlamento açoriano, que, a par do investimento na conservação da biodiversidade das ilhas, a grande aposta de investimento do Governo vai para a gestão da água e dos resíduos.

No caso concreto da gestão de resíduos, Álamo Meneses, que falava na sessão de apresentação e discussão do Plano e Orçamento da Região para 2010, disse que o executivo vai investir 11 milhões de euros em infra-estruturas para resíduos, com prioridade para as ilhas que têm o estatuto de “Reserva da Biosfera” e com o início do processo em equipamentos nas ilhas maiores.

Estão neste caso a Terceira e São Miguel onde, em colaboração com as autarquias, “vamos criar condições para receber os resíduos das ilhas mais pequenas e organizar a exportação em grande escala dos resíduos produzidos”, explicou.

Outro eixo do Plano para o próximo ano prende-se com a água, em que o grande investimento vai para a protecção de nascentes e para a montagem de um sistema de monitorização da qualidade da água.

Em matéria de energia, o secretário da tutela revelou que o grande investimento na área vai para o programa “PROENERGIA”, em que “basicamente o que se pretende é substituir, a nível doméstico, os consumos de energia de origem fóssil por energias renováveis”, a par de outro grande investimento nas redes de iluminação pública, “no sentido de reduzir o consumo, com um conjunto de automatismos”.

Ainda neste campo, e em “conjunto com a EDA”, vai potenciar-se o funcionamento da central geotérmica da Terceira e o melhor aproveitamento dos recursos hídricos, “principalmente na ilha das Flores”.

Outra vertente desta aposta nas energias renováveis é o aproveitamento da energia eólica “em todas as ilhas em que isso seja economicamente viável”, acrescentou Álamo Meneses, para “reduzirmos a nossa factura energética e contribuir para um melhor ambiente”, concluiu.


GaCS/FA

Sem comentários: