quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Governo incrementa aposta na ciência e tecnologia



No Plano da Região para 2010 o Governo dos Açores “continua a apostar em muitas realizações nas áreas científicas e tecnológicas, sempre com o objectivo de rentabilizar os recursos aplicados e de elevar a produção económica a outros patamares de qualidade e diferenciação”.

A afirmação é do secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que falava no plenário da Assembleia Legislativa, na apresentação do Plano e Orçamento para o próximo ano.

José Contente acrescentou que o objectivo é promover a Região “não só como uma «concept region» mas sobretudo como uma «network region» ou seja, uma região que conceptualiza e operacionaliza”, integrada em “redes pensantes e inteligentes à escala global mas que consegue encontrar soluções científicas para as nossas especificidades, através de políticas globais”.

O governante elencou vários os projectos e medidas que “reflectem esta nova dimensão”, como é o caso de os Açores integram a direcção da Associação NEREUS - Rede das Regiões da Europa Utilizadoras de Tecnologia Espacial, em que a participação açoriana em projectos com recurso a tecnologia espacial está identificada como RUTE: Região Utilizadora de Tecnologia Espacial.

O Governo dos Açores “tem-se empenhado com persistência, sentido da nossa dimensão e potencialidades, com vista a criar um «cluster» ligado a este tipo de tecnologia”, disse ainda, indicando a participações em projectos como a Estação de Santa Maria da ESA - Estação de Rastreio e de Observação na Terra, ou o Centro Nacional de Vigilância Marítima do Atlântico.

Outras áreas de intervenção com recurso a tecnologias avançadas são a REPRAA - Rede de Estações Permanentes da Região Autónoma dos Açores ou a RAEGE - Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas Espaciais que nos Açores se desenvolverão nas Flores e em Santa Maria com duas novas estações ligadas à radioastronomia e geodesia.

O Governo continuará também a apostar, para além da participação em muitas mais iniciativas científicas e tecnológicas internacionais, em projectos na área da Oceanografia, com o apoio ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, e na área do Clima e Meteorologia (Medição da Radiação Atmosférica ARM que já existe na Graciosa e PicoNare - estudos climatológicos em altitude, na Ilha do Pico).

No que respeita à melhoria das acessibilidades às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) “continuaremos a incrementar os Espaços TIC na Região (hoje já apoiamos mais de 70) onde isso ainda se justifique como meio de acesso à população em geral e daremos novas valências ao InfonetMovel, nomeadamente, de laboratório e de divulgação científica para as crianças”, revelou ainda José Contente.

“A internet tornou-se hoje um instrumento de democratização da nossa sociedade garantindo um potencial de interacção entre cidadão e instituições de modo a aplanar barreiras e obstáculos burocráticos”, sublinhou, acrescentando que “foram governos do partido socialista que iniciaram esta caminhada de modernidade e estamos numa fase em que se assiste a uma evolução positiva na concretização de programas e projectos no domínio da ciência, tecnologia e comunicações, designadamente, o Açores digital, o Projecto escolas Digitais, o Projecto de Apoio à Comunicação e Integração de Cidadãos com Necessidades Especiais” e que esse trabalho é para continuar.

As bolsas de investigação científica nos Açores são outra área em que o Governo tem investido “de modo crescente”, sendo muitos já os bolseiros a trabalhar em diversas áreas de investigação tecnológica, e José Contente anunciou a abertura de um concurso para 67 novas Bolsas de Iniciação à Investigação Científica, lançado pela primeira vez este ano, e que tem como principal objectivo incentivar os jovens desde cedo para a ciência e para uma hipotética carreira nas áreas da investigação.

Outra área da competência da secretaria regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos prende-se com as acessibilidades terrestres, sector em que o investimento se vai centrar na manutenção das actuais infra-estruturas, “depois do maior investimento da história da Autonomia” nessa área ter vindo a ser realizado desde 1996, a par da execução de alguns compromissos a realizar durante a legislatura.

Sobre Protecção Civil, José Contente anunciou o alargamento, durante os próximos dois anos, do Projecto “Escola Segura” que abrangerá todos os níveis de ensino e será extensível a todas as escolas da Região.

Por outro lado, até ao final de Janeiro estará concluída a montagem do Centro de Coordenação de Emergência, que englobará a Estação Açor, a Linha de Saúde Açores e o 112 regional.

A concluir, o secretário regional disse que o Plano de Investimentos da SRCTE para 2010 “assume os compromissos do Programa de Governo com arrojo e inovação, através de investimentos que projectam os Açores fora das suas fronteiras integrando novas dimensões, por exemplo, científicas e tecnológicas que contribuem para estabelecer um novo sustentáculo do nosso desenvolvimento colectivo”.


GaCS/FA

Sem comentários: