terça-feira, 24 de novembro de 2009

Governo promete consolidação da rede de pousadas da juventude no próximo ano



O secretário regional da Presidência assegurou hoje, no Parlamento açoriano, que 2010 será o ano de consolidação da rede de pousadas da juventude dos Açores com o arranque das empreitadas das pousadas de Santa Maria e da Calheta de S. Jorge.

Falando no debate sobre as propostas de Plano e de Orçamento da Região para o próximo ano, André Bradford lembrou que, com estas duas novas pousadas, que se juntam às das ilhas de S. Miguel, Terceira e Pico, fica cumprido o compromisso assumido pelo Governo nessa matéria.
Segundo explicou, as ilhas sem pousadas da juventude não serão, porém, esquecidas enquanto potenciais destinos de turismo jovem, já que o Governo vai procurar “estabelecer com os agentes hoteleiros parcerias que viabilizem a utilização de alguns dos estabelecimentos locais em condições especiais”.
O governante anunciou ainda o lançamento, durante o próximo ano, do Programa de Incentivo e Desenvolvimento do Voluntariado Jovem, cujo objectivo primordial será o de “contribuir para um aumento da participação social e cívica dos jovens em prol das comunidades de inserção, bem como para o desenvolvimento do seu sentido de iniciativa e espírito criativo”.
Através do reconhecimento das competências desenvolvidas ao abrigo deste programa, os jovens que nele participarem verão também “reforçada a sua qualificação informal e, por essa via, a sua empregabilidade futura”, observou.
André Bradford adiantou ainda que, depois de uma fase experimental, entrará também em execução plena no próximo o projecto Fórum Jovem, que pretende ser “um espaço informal de debate temático e de reflexão de proximidade entre jovens, representantes políticos e institucionais, e agentes sociais”.
Para 2010, o secretário regional prometeu também, da parte do Governo, uma especial “dinâmica de participação e actuação em assuntos da União Europeia e de cooperação externa, com o impulso acrescido de ostentarmos a designação de Região Europeia do Ano”.
Relativamente às comunidades açorianas espalhadas pelo mundo, o governante referiu que o ano em curso ficou simbolicamente marcado pela emotiva celebração de açorianidade que representou o programa de comemorações do Dia da Região em Toronto, no Canadá.
A opção do Governo Regional revelou-se “bem sucedida, principalmente como instrumento de fortalecimento do papel político e social dos açorianos radicados no Canadá na respectiva comunidade de acolhimento”, adiantou o secretário regional.
Na opinião de André Bradford, o trabalho que está a ser feito mostra que o Governo tem “directrizes muito claras e um rumo definido, tanto no que respeita à emigração como no que toca à imigração, que importa consolidar ao longo do próximo ano”.
Relativamente à área da comunicação social, o governante considerou que, face à estabilidade conseguida com a entrada em vigor do segundo programa de apoio à comunicação social privada, dotado de um montante anual fixo e de uma vigência para toda a legislatura, “importa agora promover acções de informação e divulgação juntos dos potenciais beneficiários do quadro de apoios existente, particularmente no que se refere às linhas para a formação e à interacção das nossas empresas e dos nossos profissionais de comunicação social com outras realidades externas”.
Por último, André Bradford revelou que, durante o próximo ano, será lançado o Museu Virtual da Imprensa Açoriana, “iniciativa que queremos partilhar com as empresas, utilizando também os recursos documentais da rede de Bibliotecas e Arquivos Regionais dos Açores”.


GaCS/FG

Sem comentários: