sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Governo vai reforçar número de delegados de saúde nos concelhos maiores



O Governo dos Açores vai reforçar o número de delegados de saúde concelhios nos maiores concelhos do arquipélago.

A informação é do secretário da Saúde, Miguel Correia, e foi avançada hoje, no Parlamento açoriano, durante a discussão de uma proposta de diploma que visa alterar o estatuto do Serviço Regional de Saúde.

Não só vamos aumentar o número de delegados como queremos também “reforçar o patrocínio jurídico aos delegados concelhios”, assegurou o governante.

Segundo explicou Miguel Correia, a alteração proposta pelo Governo visa “a criação do cargo de coordenador regional de saúde pública e a extinção da figura do delegado de saúde de ilha”.

O secretário regional disse ainda pretender, com esta reformulação, “melhorar a articulação” entre as autoridades concelhias, unidades de saúde e as instituições do Serviço Regional de Saúde, “reforçar a formação do pessoal das delegações de saúde e potenciar a partilha de informação e de conhecimento através de uma rede de informação”.

Miguel Correia lembrou ainda que, face à globalização das doenças, as ilhas açorianas deixaram de ser “unidades epidemiológicas”, pelo que importa “promover uma maior proximidade entre a tutela e os delegados concelhios, que são efectivamente os detentores da responsabilidade técnica das suas decisões”.


GaCS/FG

Sem comentários: