terça-feira, 24 de novembro de 2009

Municípios açorianos obtiveram em 2008 receitas no valor de 207 milhões de euros



Os 19 municípios da Região Autónoma dos Açores obtiveram em 2008 receitas no valor total de 207,3 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 11,3% relativamente ao ano anterior.

O crescimento global da receita dos municípios açorianos durante o ano passado deveu-se sobretudo às transferências resultantes de apoios do Governo Regional e de outras entidades, com exclusão dos fundos do Orçamento do Estado e da União Europeia, e aos empréstimos contraídos, que cresceram 45%.
Contrariando uma tendência que se vinha verificando nos últimos anos, os municípios dos Açores assistiram em 2008 a uma diminuição, ainda que ligeira, das suas receitas locais, provenientes de impostos, taxas e venda de bens e serviços.
Segundo revela a proposta de Orçamento da Região para o próximo ano, em 2008 as despesas de pessoal dos municípios açorianos aumentaram 2,4% comparativamente com o ano anterior, enquanto o investimento municipal cresceu 23%, ultrapassando os 84 milhões de euros, o que constitui um recorde absoluto.
Durante o ano passado, os municípios registaram um aumento de 18% nos encargos com os juros de empréstimos, reflectindo os aumentos de taxas de juros, bem como o montante de 25 milhões de euros de empréstimos contraídos em 2008, o valor mais elevado dos últimos seis anos.


GaCS/FG

Sem comentários: