terça-feira, 24 de novembro de 2009

Museu de Angra promove um ciclo de conferências sobre recursos naturais



O Museu de Angra do Heroísmo realiza, de 26 a 28 de Novembro, um ciclo de conferências protagonizado por Álvaro Pinto, mestre em mineralogia económica pela Universidade de Lisboa, que versará temas relacionados com a exploração de recursos naturais, nomeadamente minérios.

Tal iniciativa decorre no âmbito da dinamização da exposição O Mundo de Bronze, que explora a panóplia de utilizações desta liga metálica que tão grande impacto civilizacional teve. O Museu de Angra associa-se, assim, à celebração da Semana de Ciência e Técnica, promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, facultando ao público a possibilidade de se inteirar da importância que os recursos naturais, e em particular os de natureza metálica, assumem para as sociedades modernas, bem como das consequências que a sua exploração e utilização acarretam.

No dia 26, quinta-feira, pelas 15h00, terá lugar a conferência Minerolândia: o Reino dos Minérios, que alerta para o carácter finito destes recursos. Na sexta-feira, pelas 10h00 decorrerá a sessão Bronze: da Mina ao Artefacto, em que será abordada a génese dos dois metais principais (o cobre e o estanho) que formam esta liga na natureza, descrevendo-se as questões inerentes à extracção dos minerais portadores dos mesmos. Ainda na sexta-feira, pelas 14H30, e no Sábado, pelas 15h45, haverá uma projecção do filme Açores – Hidrotermalismo Submarino, realizado por Fernando Barriga (Director do Museu Nacional de História Natural e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). A sessão de Sábado inclui ainda um debate e uma visita guiada à exposição O Mundo do Bronze.

A entrada é livre para todas as sessões a realizar no auditório do Museu de Angra do Heroísmo. Mais informações sobre a exposição O Mundo do Bronze e sobre o ciclo de conferências referido podem ser conseguidas, consultando o sítio do Museu de Angra do Heroísmo, através do link http://museu-angra.azores.gov.pt.


GaCS/SF/MAH

Sem comentários: