quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Paisagem da Vinha da Ilha do Pico participa na III Conferência da Aliança das Paisagens Culturais




Encontra-se a decorrer em Alhambra, Granada (Espanha), a III conferência da Aliança das Paisagens Culturais da UNESCO, sob o tema “Uso e Gestão da Água nas Paisagens Culturais”, estando a Região Autónoma dos Açores representada no evento pela Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. No primeiro dia da conferência, o director da Paisagem da Vinha teve a oportunidade de apresentar aos representantes de diversos países e organismos da UNESCO a única Paisagem Cultural da UNESCO nos Açores.

Esta é mais uma oportunidade de afirmação internacional da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, ao mais alto nível internacional, num grupo de trabalho que tem como principais objectivos o trabalho em rede e o despertar de consciências para o facto das paisagens culturais serem realidades evolutivas e não estáticas. Pretende-se ainda chamar a atenção para a necessidade de participação dos diferentes níveis de decisão e de envolvimento por parte das comunidades pertencentes a estas paisagens culturais, património da humanidade.

A conferência representa também um momento para cativar novos parceiros para a Aliança, uma vez que a mesma se encontra apenas representada pelo grupo promotor do qual Sintra é o único dos três possíveis representantes nacionais.


GaCS/SF/DRA

Sem comentários: