terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quase 40 milhões de euros para construções escolares em 2010



O Governo dos Açores vai investir no próximo ano mais de 39,3 milhões de euros na modernização da rede escolar do arquipélago.

A construção das novas escolas de Ponta Garça (8,6 milhões de euros) e de Água de Pau (5 ME), em S. Miguel, e de S. Sebastião (6,6 ME), na Terceira, são alguns das principais obras projectadas para 2010.
O plano para o próximo ano contempla ainda a reparação e adaptação ao ensino secundário das escolas de Velas (6 milhões de euros), em S. Jorge, e de Vila Franca do Campo (4,7 ME), em S. Miguel, bem como a construção do pavilhão gimnodesportivo da Escola Padre Maurício de Freitas (1,3 ME), em Santa Cruz das Flores, e a requalificação do bloco sul da Escola Secundária Domingos Rebelo (1,2 ME), em Ponta Delgada.
Na área da educação, o Governo projecta ainda investir cerca de 5 milhões de euros no apoio ao desenvolvimento do ensino profissional e às instituições de ensino privado, 2,5 milhões de euros na aquisição de equipamento escolar e 250 mil euros na formação do pessoal docente e não docente.
As restantes verbas do programa desenvolvimento das infra-estruturas educacionais e do sistema educativo, cuja dotação global ascende a 58,8 milhões de euros, contemplam ainda iniciativas ao nível de projectos pedagógicos (500 mil euros), com destaque para a avaliação do sistema educativo regional e aquisição de manuais escolares para o 1.º ciclo, das tecnologias da informação e comunicação (400 mil euros) e da reparação do edifício-sede da Secretaria Regional da Educação e Formação (32.690 euros).


GaCS/FG

Sem comentários: