terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sector Público Empresarial Regional incorpora quatro dezenas de entidades



O Sector Público Empresarial Regional (SPER) incorporava em finais do ano passado um conjunto de 41 entidades de características empresariais, revela a proposta de Orçamento da Região para 2010, que hoje começou a ser debatida no Parlamento.

Quase metade dessas entidades integra os grupos empresariais EDA, SATA e Portos dos Açores, que têm nove, seis e cinco empresas, respectivamente.
Da lista do SPER fazem ainda parte 14 empresas com participação directa, com actividade e objectivos próprios, mas sem participação de capital entre si. É o caso da Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infra-Estruturas (SPRHI), SA, na área de habitação e infra-estruturas, da Lotaçor - Serviços de Lotas dos Açores, SA, nas pescas, da Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores (Saudaçor), SA, no sector da saúde, do Teatro Micaelense, SA, na área de espectáculos e congressos, da Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental (SPRAçores), SA, na área do ambiente, das Ilhas de Valor, SA, vocacionada para promover a coesão das ilhas do arquipélago, da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), EPE, para captação de investimento externo, e da Empresa de Transportes Colectivos de Santa Maria, Lda, que assegura o transporte público terrestre naquela ilha.
Na Região, existem ainda três entidades públicas empresariais (EPE) – os hospitais da Horta, do Divino Espírito Santo e de Santo Espírito – com o objectivo de obter ganhos acrescidos em saúde, bem como o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), SA, na área da agricultura, visando o reforço da qualidade e redução dos custos de produção das explorações agrícolas, a Transmaçor, SA e a Associação Portas do Mar, SA.
Pela natureza da sua gestão estão também incluídas neste âmbito sete entidades não societárias: a AAFTH – Hotel S. Pedro, como escola de hotelaria, o Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA), a Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores (ARENA), a Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA), a Associação de Turismo dos Açores, o Observatório Regional do Turismo e Pousadas da Juventude.
Já no decorrer deste ano, foi adquirida a sociedade Santa Catarina – Indústria Conserveira, SA, através da Lotaçor, SA, e criada a sociedade Pousada da Juventude da Caldeira de Santo Cristo, através da associação das Ilhas de Valor, SA e do Santuário da Caldeira do Santo Cristo.


GaCS/FG

Sem comentários: